Coletivo de plantas: qual é, exemplos

Antes mesmo de sabermos qual é o coletivo de plantas, devemos nos perguntar o que significa a palavra coletivo. Em geral, "coletivo" nos remete automaticamente àquilo que é oposto ao "individual".

Em termos gramaticais, o coletivo de algo corresponde a designações dadas a determinado grupo de pessoas ou coisas. Essas designações correspondem à classe dos substantivos.

Portanto, já somos inteiramente capazes de saber que a expressão mais adequada não é apenas coletivo, mas substantivo coletivo, que se refere ao agrupamento de substantivos idênticos, semelhantes ou que apresentam características comuns.

De posse desse conhecimento, estamos aptos a prosseguir no estudo dos coletivos. Além disso, você aprenderá algumas curiosidades sobre o reino vegetal. Você sabia que algumas plantas podem comer até mesmo passarinhos? Sabia que as plantas podem se comunicar através de ondas sonoras? Veja tudo isso agora.

Dúvidas recorrentes:
coletivo de plantas

Coletivo de plantas

De acordo com as regras da língua portuguesa, o coletivo de plantas é flora, que significa exatamente o conjunto de plantas de determinado espaço geográfico.

Mas devemos tomar cuidado para não confundirmos o coletivo de plantas com o coletivo de flores. Embora muitas vezes as plantas e flores façam parte da mesma planta, o coletivo de flores pode ser: ramo, ramalhete ou buquê.

Nesse contexto, é importante relembrarmos ainda que o coletivo de animais é fauna.

Muitas pessoas confundem os significados de fauna e flora, mas você não fará essa confusão porque já sabe, de cor, qual é o coletivo de plantas 😀

Características das plantas

As plantas são organismos vivos que integram o Reino Plantae, o qual também é conhecido como Reino Metaphyta.

Elas podem ser classificadas como inferiores e superiores. As plantas superiores possuem as seguintes partes: raízes, caule e folhas, cada qual com funções específicas para a sua sobrevivência.

As raízes auxiliam a planta na obtenção de água e sais minerais provenientes do solo. O caule: é responsável pela sustentação e o transporte de seiva no interior da planta. Por fim, as folhas são incumbidas de realizar a respiração, a transpiração, a gutação (secreção de água do interior das folhas para a sua superfície) e a fotossíntese.

Todas as estruturas descritas acima são essenciais para a existência das plantas.

Curiosidades sobre o coletivo de plantas

A sequoia é a maior espécie de árvore do mundo. Ela é originária dos Estados Unidos, podendo atingir a incrível altura de 110 metros.

Por outro lado, o salgueiro-anão (salix herbácea) é a menor árvore do mundo, encontrada nas regiões frias do hemisfério norte, a qual possui uma altura média variando de 4 a 5 cm.

Existem plantas que comem carne! As plantas carnívoras nepentáceas possuem a capacidade de comer animais de maior porte. Elas estão localizadas nas florestas tropicais da Ásia e podem comer mamíferos de pequeno porte, sapos e até passarinhos.

A maior semente do mundo pode pesar até 20 quilogramas. Ela é produzida por uma espécie de palmeira existente nas ilhas Seychelles, no oceano Índico.

A rafflesia arnoldii é a flor mais fedorenta do mundo, a qual exala um desagradável odor semelhante a carne podre. Ela pode ser encontrada no sudeste da Ásia.

As plantas podem emitir e ouvir diversos sons. Diversos cientistas descobriram que as plantas reagem a diferentes sons, como o zumbido de insetos ou o barulho da chuva, e podem até mesmo se comunicar entre si através de vibrações sonoras.

Esperamos que tenha gostado da dica de Português/Biologia. Aproveite para conferir mais alguns conteúdos interessantes:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem