Coco ou côco? Acento, como se escreve, curiosidades

A dica gramatical de hoje refere-se à seguinte dúvida de português: o correto é coco ou côco, isto é, escreve-se a palavra com ou sem acento circunflexo? E, se coco tem acento, devemos acentuar o primeiro ou o segundo "o"?
Todas as dúvidas serão devidamente esclarecidas neste artigo de língua portuguesa. Vamos explicar a classificação gramatical da palavra e as regras de acentuação gráfica correspondente.
Mas não é só isso, você aprenderá como se escreve coco corretamente e também irá conferir várias dicas de saúde e de culinária acerca dessa fruta deliciosa. 
Além disso, vamos expor um resumo histórico sobre a origem do coco e explicaremos como e quanto ele veio parar aqui no nosso país.

coco ou côco

Coco ou côco, como se escreve

Inicialmente, vamos nos restringir à análise gramatical da palavra coco. Após isso, iremos esclarecer todas as curiosidades da fruta.
Trata-se de uma palavra dissílaba, ou seja, composta por duas sílabas. É uma paroxítona terminada em "o", motivo pelo qual não deve ser acentuada.
Continue lendo e aprenda todas as regras importantes para entender o assunto completamente.

Coco significado

Coco é uma palavra classificada como substantivo masculino, que significa fruto proveniente do coqueiro com as seguintes características: grande e oval, com casca dura e impermeável.
A fruta é mundialmente conhecida porque, quando está verde, possui em seu interior um líquido muito saboroso: a popular água de coco.
Quando o fruto está maduro a água de coco em seu interior se transforma em uma espécie de polpa branca.
Além do significado visto acima, a palavra coco também é um sinônimo de medida de capacidade japonesa correspondente a seis alqueires, medida que é estabelecida entre 12,5 e 13,8 litros.
Se preferir, veja mais dicas no vídeo seguinte:

Coco tem acento ou não

De acordo com os registros encontrados no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra coco não tem acento circunflexo em nenhuma de suas vogais "o".
A maioria dos falantes da língua portuguesa escreve equivocadamente com o primeiro o acentuado. Basta fazermos uma breve pesquisa na internet para encontrarmos exemplos de uso incorreto da palavra. É possível observarmos os seguintes erros:
  • Côco beneficios
  • Côco seco benefícios
  • Leite de côco em pó benefícios
  • Benefícios do côco para saúde
  • Nectar de côco
  • Côco ralado
  • Côco seco
  • Cóco
  • Cocõ
  • Cõco
Acreditamos que o erro insistente decorre basicamente de dois fatores: o som fechado da vogal "o" quando a pronunciamos e a existência do chamado acento diferencial que existe na língua portuguesa. 

Dentro do estudo de um idioma, existem a fonética e a fonologia, que visam a analisar a sonoridade da linguagem oral. Nesse tópico, existem os fonemas, que se referem aos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. 

Assim, a vogal "o" da palavra coco é classificada como fechada (nós a pronunciamos com a boca quase fechada). Para comprovar isso, veja que em sentido contrário, em relação à palavra "pipoca", nós pronunciamos a vogal "o" com a boca bem aberta, pois a vogal nesta palavra é aberta.

O outro motivo para as pessoas escreverem côco, com acento, é a existência do acento diferencial que se aplica a diversas palavras.
Esse acento serve para se diferenciar palavras homófonas, ou seja, que possuem pronúncia semelhante.

Por exemplo: por e pôr.

A palavra por, sem acento, é classificada como preposição e significa: através de, sobre, em, ao longo de. Por exemplo: o rato passou por ali agora mesmo.

Por outro lado, a palavra pôr, escrita com acento, é classificada como verbo, que significa deixar algo em determinado local ou levar algo até lá; colocar, dispor; depositar. Por exemplo: o importante é não pôr todos os ovos na mesma cesta.

Assim, pensamos que, em razão do acento diferencial, as pessoas sejam induzidas a achar que a palavra coco deve receber acento no primeiro o, a fim de demonstrar a tonicidade da primeira sílaba. 

Em outras palavras, significa dizer que os falantes querem demonstrar que a primeira sílaba da palavra é a mais fortemente pronunciada. Lembre-se que a vogal o da palavra coco é fechada.

Mas isso não se justifica porque existem regras de acentuação gráfica que regem a norma culta, as quais devem ser respeitadas, motivo pelo qual coco não tem acento.

Vamos aprender as regras agora?

Oxítona paroxítona proparoxítona

Pois bem, as palavras da língua portuguesa são classificadas em oxítona, paroxítona e proparoxítona.

Oxítona é aquela cuja sílaba tônica é a última. Apenas são acentuadas as oxítonas terminadas em a, e, o. Por exemplo: picolé, sofá, mocotó, guaraná etc.

Paroxítona é aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima. Por exemplo: pólen, hífen, elétron, lápis etc.

Proparoxítona é a palavra cuja sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as proparoxítonas são acentuadas. Por exemplo: máscara, próspero, diáspora, ângulo, analógico etc.

Feita essa breve explanação, torna-se necessário saber que coco é uma palavra paroxítona, pois a sua sílaba tônica é a penúltima.

Segundo as regras de acentuação, somente irão receber acento as paroxítonas terminadas em l, i, n, u, r, x, ão, um, uns, on, ps e ditongo.

Veja que a palavra coco termina com "o", não estando portanto na lista acima. Eis a razão de o referido vocábulo não ser acentuado!

Exemplos com coco:
  • Eu quero me trepar no pé de coco pra saber se o coco é oco. (Composição: Messias Holanda).
  • Eu adoro beber uma água de coco na praia.
  • O coco é muito bom para hidratar o corpo.
  • Meu sorvete preferido é o de sabor coco.

Coco ou cocô

Pior do que escrever a palavra côco, com acento circunflexo na primeira vogal "o", é confundir as coisas mais ainda, grafando a palavra com acento circunflexo na segunda vogal, assim: cocô.

Cocô é uma palavra mais comumente usada na linguagem informal, para significar fezes e excrementos.

Relembrando as regras gramaticais de acentuação, serão acentuadas todas as oxítonas terminadas em -a, -e, -o.

Assim, como a entonação mais forte dessa palavra está na última sílaba (oxítona) e ela termina com a vogal "o", cocô tem acento na segunda vogal.

Exemplos com cocô:
Mais que vontade de fazer cocô!
O bebê fez muito cocô ontem.
Este trabalho de equipe está um verdadeiro cocô.

Cocos bactérias

Mais uma curiosidade com a palavra coco vem da Biologia. Cocos (no plural) referem-se a células bacterianas, esféricas não perfeitas, as quais não estão associadas entre si.

Quando estas células se associam, passam a receber recebem outros nomes de acordo com o tipo de arranjo estrutural que constituem. Por exemplo, os diplococos, que são cocos bacterianos normalmente esféricos associados em duplas.

Os cocos patogênicos são aqueles que causam doenças como pneumonia, gonorreia, meningite etc. Eles são muito perigosos para nossa saúde.

Origem do coco

Quase ninguém sabe, mas o coco é um fruto originário da Ásia, tendo chegado ao Brasil somente no ano de 1553. 

Popularmente conhecido como coco-da-baía, a fruta passou a fazer parte da culinária brasileira com mais relevância a partir a chegada dos escravos ao território brasileiro, haja vista que eles já conheciam a iguaria na África.

Conforme veremos mais abaixo, o coco é usualmente utilizado para realçar o sabor dos alimentos, no preparo de bebidas, pratos doces e salgados.

As árvores que originam os cocos são os chamados coqueiros (nome científico: cocos nucifera), os quais são membros da família Arecaceae (das palmeiras). Ela é a única espécie classificada no gênero cocos.

O coqueiro é uma planta cresce geralmente até 30 metros de altura, possuindo folhas pinadas de 4–6 m de comprimento, com pinas de 60–90 cm. As folhas caem completamente e deixam o tronco liso.

Benefícios do coco

Confira a seguir alguns dos principais benefícios que o consumo regular de coco e a água de coco podem nos proporcionar:
  • A água de coco é ideal para hidratação do corpo e para reposição dos eletrólitos.
  • O coco combate ao envelhecimento das células e a ajuda a evitar diversas doenças.
  • Causa sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento.
  • Como é rico em fibras, o coco melhora a função intestinal.
  • O óleo de coco é um ótimo hidratante para a pele.
  • A farinha de coco é muito rica em fibras.
  • O leite de coco é muito nutritivo, além de não conter lactose.

Receitas com côco ralado (ops, coco ralado)

Mousse de coco

Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite (medir na lata de leite condensado)
  • 1 envelope de gelatina sem sabor incolor
  • 50 g de coco ralado
Modo de preparo:
Usando o liquidificador, adicione o leite condensado, o creme de leite, o coco e o leite.
Bata bem a mistura. 
Depois acrescente ao liquidificador a gelatina dissolvida conforme as instruções da embalagem, batendo somente para misturar.
Despeje o mousse em taças individuais e leve ao congelador por 6 horas.

Bolo de coco

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de açúcar  (240ml)
  • 2 xícaras de farinha de trigo (240ml)
  • 1 xícara de leite (240ml)
  • 1/2 xícara de óleo (240ml)
  • 100 gramas de coco ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata os ovos com o açúcar, óleo e o leite. Adicione depois o coco ralado e a farinha de trigo e bata todos os ingredientes novamente para misturar bem.
Após isso, coloque o fermento em pó; misture tudo com uma colher manualmente.

Despeje então a massa do bolo de coco em uma forma untada e enfarinhada. 

Por fim, leve toda a mistura ao forno pré-aquecido 180 graus, por 45 minutos ou até espetar um palito e sair limpo.

Doce de coco

Ingredientes:
  • 2 xícaras de chá de coco fresco ralado
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 medida da lata de leite
  • 3 cravos da índia
  • 2 pedaços de canela em pau
Modo de Preparo:
Misture o coco ralado, o leite condensado, o leite, os cravos e a canela em uma panela de sua preferência.
Depois leve toda a mistura ao fogo baixo, mexendo sempre até que fique bem consistente. Isso ocorre em aproximadamente 15 minutos.
Após esse procedimento, eetire a panela do fogo e tire os cravos e os paus de canela do doce.
Espere esfriar e leve à geladeira antes de servir.

Coco ou côco, resumo

Depois de toda essa jornada completa, já sabemos que a palavra correta é coco, sem acento. Portanto:

Coco: correto.
Côco: errado.
Cõco: errado.
Cóco: errado.
Cocô: fezes.

Se você leu até aqui, parabéns pelo empenho na busca incessante para melhorar seus conhecimentos em várias áreas do conhecimento, tais como gramática, biologia e história.

Veja mais dicas relacionadas:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem