Onde ou aonde: diferença, exemplos, quando usar

As palavras da língua portuguesa onde e aonde são amplamente utilizadas nas linguagens falada e escrita, referindo-se na maioria das vezes a determinados lugares.

Mas grande parte dos falantes do nosso idioma não sabem quando usar corretamente onde ou aonde, assim como desconhecem a diferença entre esses dois vocábulos.

Se você também está com dúvidas sobre o assunto, teremos grande satisfação em poder te ajudar nessa caminhada no uso da ortografia.

Diante da importância desse assunto, resolvemos gravar um vídeo para facilitar explicação. Veja como é fácil (aproveite para se inscrever no nosso canal e ativar as notificações para receber novos conteúdos relevantes) 👇


Onde ou aonde?

Para que você possa aprender de fato a diferença entre onde e aonde, você terá que saber ou relembrar a classificação gramatical dessas palavras.

Em se tratando de classificação gramatical, devemos saber que as palavras onde e aonde são classificadas como advérbios de lugar.

Para relembrar...
Advérbio é a classe gramatical das palavras que modifica um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio. Nunca modifica um substantivo. É a palavra invariável que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal. Por exemplo: acordou tarde, comeu muito etc.
Talvez você já tenha notado que a palavra mais comumente usada pelas pessoas na linguagem falada é o famoso aonde. Este vocábulo é usado quase sempre pelos falantes em quase todas as situações.

Mas o que as pessoas muitas vezes não percebem é que o uso indiscriminado do adverbio aonde está errado, pois ele somente pode ser usado quando houver a ideia de movimento. Continue lendo e aprenda este assunto de maneira fácil.

Assuntos relacionados:
 

Onde

Como já explicado acima, nem todos sabem que o advérbio onde (escrito sem a vogal "a") deve ser empregado somente quando estivermos nos referindo a determinado lugar estático, isto é, sem a ideia de movimento.

Como exemplos, podemos dizer que o "onde" deve ser usado para indicarmos o local em que moramos, trabalhamos, dormimos ou simplesmente determinado local em que nos encontramos (sem deslocamento no espaço).

Vejamos a seguir mais alguns exemplos para facilitar o entendimento desta importante regra gramatical da língua portuguesa.

Exemplos com onde

  • Eu vou passar esta noite na casa da minha namorada, onde costumo descansar bastante.
  • Não sei onde fica a cidade de Paris.
  • Maria comprou uma casa nova, onde se sente muito mais confortável.
  • A fábrica onde José trabalha é muito barulhenta.

Veja que o onde foi utilizado para designar locais estáticos: casa e cidade. Obviamente, ninguém dorme se movimentando, assim como cidades não se movimentam.

Aonde

Em sentido diferente, o advérbio aonde (iniciado com a vogal "a") deve ser empregado quando queremos fazer referência à ideia de dinamicidade, ou seja, quando estivermos nos referindo a movimento.

A palavra aonde é formada pela junção da preposição a e o advérbio de lugar onde. Assim: a + onde = aonde (explicamos isso detalhadamente no vídeo acima).

É exatamente a preposição a que vai nos indicar a ideia de deslocamento ou movimento no espaço. No estudo da física, chamamos essa variação de deslocamento de Delta S (S - So). Se você quer saber como se calcula velocidade de um automóvel, então acesse: Delta S e Delta T, Velocidade, exercício.

Com exemplos, fica mais fácil entender o conteúdo, não é mesmo?! Então vejamos mais exemplos sobre onde e aonde.

Exemplos com aonde

  • Para chegar aonde poucos chegam, é preciso fazer o que poucos fazem!
  • João sempre vai aonde Maria está.
  • Aonde vamos parar com tanta falta de empatia na política?

Note no primeiro exemplo que verbo chegar denota a ideia de movimento. Inclusive, de acordo com as regras de transitividade, o verbo chegar requer a preposição “a”, motivo pelo qual é classificado como transitivo indireto. Quem chega, chega a algum lugar.

Da mesma forma, no segundo exemplo, observe também que João se desloca até Maria (ele vai até Maria). O verbo ir obviamente representa a ideia de movimento.

Diferença entre onde e aonde

Antes de partirmos para os exercícios de fixação, veja esse breve resumo sobre aonde e onde:
  • Onde  → advérbio de lugar que expressa ideia estática (sem movimentos).
  • Aonde → advérbio de lugar que expressa ideia dinâmica (com movimentos).

Onde ou aonde exemplos e exercícios

Complete corretamente as lacunas com as palavras onde ou aonde:

I - O bairro ____ vivo é bem movimentado.
II - O lugar ____ fomos é bastante arborizado.
III - Na casa ____ moramos faz muito calor.
IV - ____ vamos chegar desse jeito?

a) Onde, onde, aonde, aonde.
b) Aonde, onde, aonde, onde.
c) Onde, aonde, onde, aonde.

Comentários:

I - O bairro onde vivo é bem movimentado. Usa-se o onde porque onde vivo é empregado como sinônimo de moradia, que por sua vez expressa ideia de estaticidade (ausência de movimento).

II - O lugar aonde fomos é bastante arborizado. Devemos utilizar aonde, pois se refere ao verbo ir, o qual expressa contexto de movimento.

III - Na casa onde moramos faz muito calor. Novamente, temos que usar "onde" porque se trata do verbo morar que não exprime ideia de movimentação no espaço geográfico.

 IV - Aonde vamos chegar desse jeito? Por fim, o mais adequado seria usarmos o "aonde", haja vista que o advérbio se refere ao verbo chegar, que exige a preposição "a", denotando por isso a ideia de locomoção.

Gabarito: portanto, a resposta correta é a alternativa c.

Agora visualize, em cada uma das questões seguintes, duas possibilidades no uso de onde e aonde e depois tente responder qual é a maneira correta. Posteriormente, confira o gabarito de cada uma das assertivas abaixo.

Aonde fica ou onde fica

O correto é falar ou escrever onde fica, pois o verbo ficar expressa a ideia de estaticidade. A pergunta se refere à localização exata de um local específico.

Aonde ou onde você mora

No mesmo sentido do exercício anterior, o correto é escrever ou falar onde você mora, tendo em vista que quem mora, mora em um local estático e paralisado.

Ta onde ou ta aonde

Essa dúvida é comumente verificada na linguagem informal, assim como podemos observar na palavra twittada, que não consta no vocabulário ortográfico da língua portuguesa, motivo pelo qual é considerada gramaticalmente incorreta.

A maneira correta de se expressar na linguagem culta seria: está aonde ou onde? A resposta irretocável neste caso deve ser está onde, contextualizando determinado local em que algo ou alguém se encontra.

Onde você vai ou aonde você vai

Aqui o advérbio de lugar correto é aonde, pois que vai, vai a algum lugar. O verbo ir determina a preposição "a", que subtende o movimento no espaço.

Aonde vamos ou onde vamos

Temos a mesma regra da dúvida anterior: o verbo ir requer a preposição a. Se vamos, então vamos a algum lugar, ou seja, aonde.

Vai ser onde ou aonde

Essa questão é interessante porque apresenta a locução verbal vai ser, que tem o mesmo significado de será (verbo ser no tempo futuro). As coisas ficam ainda mais interessantes pelo fato de que essa locução nos dá a impressão de que algo vai ocorrer ou acontecer.
Como exemplo, podemos verificar: onde vai ser a apresentação? Onde vai ser a venda de ingressos. Portanto o correto é onde. Se você quer aprender absolutamente tudo sobre locução verbal, então confira o nosso guia definitivo: Locução Verbal - Conceito, Exemplos e Exercícios.


Agora você já sabe quando usar onde ou aonde. Caso tenha restado alguma dúvida, poste-a nos comentários abaixo e ficaremos satisfeitos em poder ajudar de qualquer forma. Forte abraço. Valeu!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem