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Diferença entre leite integral, semidesnatado e desnatado

Os seres humanos são os únicos animais da Terra que bebem leite mesmo na fase adulta. O mais incrível é que esse leite é proveniente de outros animais. Na maioria das vezes, o leite que tomamos é originado da vaca, motivo pelo qual é importante conhecermos a diferença entre leite integral, semidesnatado e desnatado.
Vale lembrar que, embora algumas pesquisas científicas apontem contraindicações à ingestão do leite de vaca, ele é uma das maiores fontes de cálcio disponíveis na nossa alimentação. 
Assim, tomar leite todos os dias continua sendo fundamental para mantermos nossos dente e ossos saudáveis, prevenindo-se ainda a temida osteoporose (fraqueza nos ossos).
Não custa lembrar que, para pessoas intolerantes à lactose, existem alternativas como o leite de soja.
A principal diferença entre os três tipos de leite abordados neste artigo refere-se ao teor de gordura que cada um deles possui, conforme podemos perceber abaixo.
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Leite integral

O leite integral é o que contém maior índice de gordura em sua composição. Como o próprio nome sugere, toda a gordura presente antes do processo de industrialização permanece integralmente no leite após o processo.
Em termos específicos, podemos dizer que o percentual de gordura presente neste tipo de leite é de 3% de sua composição. 
Indica-se o leite integral para as crianças acima de dois anos de idade, haja vista que, nesta fase da vida, a criança demanda muita energia para crescer e se desenvolver de forma saudável.
Mas os adolescentes e os pré-adolescentes no estágio de puberdade também devem consumir leite integral em quantidades significativas, visto que seus organismos necessitam de energia para que seu desenvolvimento não seja afetado negativamente.
Mas os médicos alertam que crianças e adolescentes que estejam obesos, ou simplesmente acima do peso, devem evitar ingerir o leite integral. 
Esta recomendação se justifica pelo fato de que a maior taxa de gordura contida na bebida pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, assim como pode dificultar a perda de peso.
Por fim, o leite integral, embora tenha como ponto negativo o alto teor de gordura, contém vitaminas A e D, que são fundamentais para o nosso organismo.

Leite semidesnatado

O leite semidesnatado sofre um processo industrial, através do qual é retirada uma parte da gordura contida no leite. Lembre-se de que no leite integral, a gordura permanece integralmente na bebida láctea.
Assim, o leite semidesnatado é um intermediário entre os outros dois tipos (integral e desnatado).
Em termos numéricos, podemos dizer que os percentuais de gordura do leite semidesnatado variam com níveis de gordura entre 0,6% e 2,9%. 
Este tipo de leite mantém as mesmas quantidades de proteínas, cálcio, fósforo, potássio e demais nutrientes do leite integral. Assim, podemos substituí-lo sem nenhum prejuízo para nossa saúde. 


Leite desnatado

O leite desnatado é o que apresenta o menor índice de gordura, cujo percentual fica abaixo de 0,5%. Geralmente é recomendado para pessoas portadoras de alguma patologia no do sistema cardiovascular ou ainda para aquelas pessoas que estão em dieta alimentar para perda de peso. 
Mas um fator relevante se refere às vitaminas ausentes no leite desnatado. Por exemplo, ele é desprovido de duas importantíssimas vitaminas: A e D. Estas vitaminas estão contidas no leite integral. 
O leite desnatado também contém os mesmos minerais contidos nos demais tipos de leite de vaca.


Resumindo a diferença entre leite integral, semidesnatado e desnatado

Leite integral → maior percentual de gordura, 3%. Presença de vitaminas A e D. 120 calorias por copo de 200 ml.
Leite semidesnatado → teor de gordura intermediário, entre 0,6% e 2,9%. 85 calorias por copo de 200 ml.
Leite desnatado → menor índice de gordura, abaixo de 0,5%. 60 calorias por copo de 200 ml. Sem vitaminas A e D.


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