O que significa Quebrada?

De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - VOLP, quebrada é uma palavra classificada como verbo, cujo significado é: fragmentado, dividido, feito em pedaços. Trata-se, portanto, do verbo quebrar na sua forma de particípio.
Por outro lado, a palavra quebrada também pode ser classificada como substantivo feminino, cujos significados são: declive, ladeira, recôncavo proveniente do curso da água., depressão de um terreno.

Quebrada - gíria

Mas, além destas definições formais da língua portuguesa, a palavra em questão também possui um sinônimo bem peculiar. Trata-se de uma gíria muito utilizada principalmente no estado de São Paulo.
Neste sentido, quebrada possui os seguinte significado: local caracterizado pela distância do centro da cidade ou conhecido pelos cidadãos em razão de seus índices de periculosidade, humildade ou pobreza.
Ou seja, quebrada é uma gíria muito usada para se referir a comunidades carentes ou favelas de determinada região.

Dono da quebrada significado

Diante disso, também surge a expressão dono da quebrada, que geralmente pode estar relacionada a algum criminoso que domina a comunidade, com poderio bélico (armas de fogo) e controle sobre o tráfico de drogas local.
Essas pessoas exercem enorme influência sobre os moradores, que são abandonados pelo Estado e ficam sem serviços básicos como saúde, educação e segurança. Em alguns casos, nem mesmo o acesso a saneamento básico é oferecido pelas autoridades públicas.
Diante da ausência de políticas públicas, o dono da quebrada encontra caminho livre para exercer toda a sua influência.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem