Carnívoro, Herbívoro e Onívoro: qual a diferença?

Você sabe qual a diferença entre Carnívoro, Herbívoro e Onívoro? Trata-se de uma classificação dos seres vivos de acordo com a sua alimentação.
Alguns se alimentam apenas de carne, outros de somente de plantas e também existem aqueles que comem tanto carne como plantas.
Veja os detalhes a seguir.

Carnívoro

O termo carnívoro se refere ao grupo de organismos vivos que são capazes de consumir e metabolizar  apenas alimentos tanto de origem animal.
Em palavras mais simples, podemos concluir que os carnívoros são seres vivos que se alimentam apenas de carne.

Exemplos de carnívoros

Como exemplos de seres carnívoros, podemos citar: leão, guepardo, tigre, gato, cachorro, lontra, onça, pantera, lobo, hiena, gambá, raposa, chacal, guaxinim, quati, foca, morsa, urso marrom, furão, lince, leão marinho etc.

Herbívoro

O termo herbívoro se refere ao grupo de organismos vivos que são capazes de consumir e metabolizar somente alimentos tanto de origem vegetal.
Em outros termos, podemos dizer que os herbívoros são seres que se alimentam apenas de plantas.

Exemplos de herbívoros

Como exemplos de seres herbívoros, temos: girafa, anta,coelho, vaca, antílope, ovelha, borboleta, boi, abelha, rinoceronte, camelo, porco-da-índia, hipopótamo, canguru, zebra, veado, elefante, gorila, cavalo, cabra, búfalo, urso panda, alguns morcegos.

Onívoro

O termo onívoro se refere ao grupo de organismos vivos que são capazes de consumir e metabolizar alimentos tanto de origem animal como de vegetal.
Significa dizer, de forma simples, que os carnívoros são seres vivos que se alimentam tanto de carne como de plantas.

A palavra onívoro tem origem na junção de dois outros termos do latim: omnis e vorus, que juntos significa em tradução livre aquele que come tudo.

Exemplo de onívoros

Como exemplos de seres onívoros, temos a elencar os seguintes: ser humano, guaxinim, gaivota, primatas em geral, porco, esquilo, urso (exceto o urso panda, que é totalmente herbívoro), cão, raposa, ratos, avestruz, corvo, galinha, pega, gralha, cisne, garça real, pato, gambá etc.

Os animais onívoros possuem um sistema digestivo adaptado para metabolizar diferentes classes alimentícias, esta é uma grande vantagem para eles, que são verdadeiros predadores na cadeia alimentar.

Agora você já sabe perfeitamente a diferença entre Carnívoro, Herbívoro e Onívoro. Veja também outros assunto interessantes:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem