Ads Top

Gens ou genes? Qual o correto?

Antes mesmo de sabermos se o termos correto é gen ou gene, gens ou genes, é muito importante que saibamos que essas palavrinhas representam algo essencial para nossa vida. Fatalmente sem esse bichinhos nós não seríamos o que somos hoje!
Esses vocábulos são muito usados na Biologia, sobretudo no estudo da Genética.
Genes se referem a um porções de Ácido Desoxirribonucleico (DNA) e de Ácido Ribonucleico (RNA) capazes de emitir informações biológicas específicas, tais como a sintetização de importantes aminoácidos (em termos simples, aminoácidos são tijolos integrantes das proteínas).

Gens ou genes?

Embora muitos professores e estudantes das Ciências Biológicas pronunciem ou escrevam a palavra gen, devemos saber que ela está errada. A grafia correta é gene
Obviamente, o plural da palavra é formado com o simples acréscimo da letra s, ou seja, o correto é genes. O termo gens, portanto, está errado!
Constatamos tal fato em razão de o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa registrar apenas a palavra gene, que é gramaticalmente classificada como substantivo masculino.
A palavra em questão consiste na unidade funcional da hereditariedade, ou seja, todas as características de um organismo são passadas aos seus descendentes por meio dos genes.
O referido termo foi criado no ano de 1909 por Wilhelm Ludvig Johannsen, importante botânico dinamarquês.
Gens ou genes? Qual o correto?

Não tenha mais dúvidas

  • Gen → errado
  • Gene → correto
Você sabe a diferença entre genótipo e fenótipo? Não? Então clique no link abaixo e veja como é fácil:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.