Genótipo e fenótipo: qual a diferença?

Os conceitos de genótipo e fenótipo foram criados pelo pesquisador dinamarquês Wilhelm Ludvig Johannsen no início do século XX. Podemos perceber que são conceitos relativamente novos. Neste artigo, veremos exatamente a diferença entre eles.
Além de saber diferenciar características genotípicas de características fenotípicas, você verá uma dica de memorização para nunca mais esquecer esses conceitos.
Não perca outras dicas interessantes:

Genótipo

Genótipo e fenótipo: qual a diferença?
O genótipo é a estrutura genética, ou seja, o conjunto de genes que se encontram no interior das células de um organismo. Trata-se portanto da estrutura interna do organismo, a qual não sofre diretamente a influência que o ambiente exerce sobre esse organismo em condições normais.
As células possuem cromossomos, que são constituídos pelo DNA altamente concentrado. Por sua vez, cada porção de DNA forma os genes.
E, como já explicamos, o conjunto de genes forma o genótipo do indivíduo. Esses genes são repassados aos descendentes do organismo de geração em geração.

Fenótipo


Por sua vez. o fenótipo é o conjunto de características morfológicas, fisiológicas e comportamentais do organismo. 
Em outras palavras, podemos dizer que o fenótipo é o conjunto de características externas de determinado indivíduo, as quais sofrem interferência direta do meio ambiente.
Por exemplo, dois irmãos gêmeos possuem basicamente o mesmo genótipo, mas se um deles se expuser com maior frequência aos raios solares poderá ficar com a pele mais escura que a pele do que se expuser menos ao sol.
Como são externas, nós podemos ver claramente as características fenotípicas de um organismo, tais como: cor da pele e do cabelo; formato do nariz e dos olhos, peso, tamanho dos membros superiores (braços) e membros inferiores (pernas) etc.
O fenótipo não é repassado aos descendentes de um organismo.

Como memorizar a diferença entre Fenótipo e Genótipo?

Podemos usar uma dica muito simples para não esquecer a diferença entre os dois conceitos estudados.
Associe a palavra fenótipo com a palavra feio (ambas são escritas com f). Por outro lado, associe a palavra genótipo com a palavra genoma (ambas são escritas com g). 
Nós conseguimos enxergar uma pessoa feia, pois essa característica é externa, mas não conseguimos ver o genoma, pois este faz parte da estrutura interna do organismo (é invisível).
Resumindo...
  • Fenótipo → feio
  • Genótipo → genoma
Esperamos que você tenha logrado êxito em aprender estas dicas de Biologia de uma forma fácil e objetiva.
Navegue pelo nosso site e veja vários conteúdos interessantes.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem