Seguem anexos ou segue anexos: anexo ou em anexo? Diferença, exercícios

Vamos tentar adivinhar o que acabou de acontecer: você está ou estava redigindo seu e-mail e precisou ou ainda precisa enviar um anexo junto à sua mensagem, seja uma imagem, um documento, um vídeo etc? Além disso, neste momento, você precisa avisar ao destinatário que a mensagem está acompanhada de um anexo?

Calma que não somos nenhum profeta, nem temos bola de cristal! O fato é que todo mundo passa por esse problema um dia😀

Mas eis que surge uma dúvida muito comum: devemos escrever seguem anexos ou segue anexos: ainda outras possibilidades: segue anexo; segue anexa; seguem anexas; estão anexos; seguem anexados etc. Tudo isso parece uma sopa de letrinhas se você não estiver bastante atento.

Essas dúvidas são corriqueiras na língua portuguesa porque envolvem diretamente regras de concordância. Vejamos agora cada uma dessas regras e, no fim, resolveremos alguns exercícios para fixarmos o conteúdo proposto.

anexo ou em anexo

Seguem anexos ou segue anexos: anexo ou em anexo?

Antes de tudo, do zero mesmo, você poderá mencionar seus anexos de duas formas: com ou sem a preposição "em". Na verdade, essa é a principal causa das dúvidas de português existentes.

Em anexo ou anexo

Resumidamente, "em anexo" é uma locução adverbial de modo. Por outro lado, anexo é um adjetivo.
As locuções adverbiais são invariáveis enquanto os adjetivos variam e devem concordar com os termos a que se referem. Veja alguns exemplos para aprender isso facilmente.

Em anexo

Quando você quiser utilizar a expressão "em anexo", ela será sempre invariável, pois se trata de uma locução adverbial. Significa dizer que não importa o número correspondente ao que está anexado. Não interessa se está no singular ou no plural.

Por exemplo:
Segue em anexo um arquivo pdf.
Seguem em anexo cinco milhões de notas promissórias para serem analisadas.
Perceba que, em um dos exemplos, existe apenas um arquivo enquanto na outra frase existe uma senhora quantidade de documentos (coitado de quem fosse encarregado de analisar cinco milhões de documentos😉).

O fato é que a expressão em anexo permaneceu inalterada nos dois casos. Recomendamos que você passe a utilizar apenas essa maneira, pois ela se torna mais fácil e evita erros gramaticais por falta de atenção.

No entanto, perceba que houve mudança na conjugação do verbo seguir, que era segue no singular e passou a ser seguem no plural. Tenha um pouco de paciência e saberá o porquê disso logo a seguir.

Anexo

Quando você optar por usar apenas a palavra anexo (sozinha), ela assumirá a função de adjetivo na frase. De acordo com as regras gramaticais vigentes, os adjetivos concordam com outras classes gramaticais, como os substantivos, que no nosso caso irão corresponder exatamente ao que você vai anexar ao seu e-mail.

Voltando aos exemplos vistos acima:
Segue anexo um arquivo pdf.
Seguem anexos cinco milhões de notas promissórias para serem analisadas.
Seguem anexas as provas para correção.
Na primeira frase, usa-se anexo (masculino e singular) porque esse adjetivo deve concordar com o substantivo arquivo, que está no singular e cujo gênero é o masculino.

Na segunda frase, usa-se anexos (masculino e plural) porque esse adjetivo deve concordar com o numeral cinco milhões, que está no plural e cujo gênero é o masculino.

Na terceira frase, usa-se anexas (feminino e plural) porque esse adjetivo deve concordar com o substantivo provas, que está no plural e cujo gênero é o feminino.

Segue ou seguem em anexo

Você já viu que a palavra anexo pode variar ou não. Tudo dependerá do fato de ela estar ou não acompanhada da preposição "em". Em anexo será sempre em anexo!

Quando a palavra anexo está só, ele deve concordar com os termos a que se referem. Esse é um caso clássico de concordância nominal.

E quanto ao verbo seguir, o que faremos com ele?

É simples, ele sempre deverá se ajustar aos termos a que se referem, ou seja, devemos aplicar as regras de concordância verbal.

Através de exemplos, é mais fácil entender isso:
  • Segue anexa uma imagem da tábua de passar.
  • Segue anexo o arquivo solicitado.
  • Seguem em anexo as propostas de negociação.
  • Seguem anexos os pedidos dos fornecedores.

Olhe atentamente as frases de exemplo e veja como o entendimento é bastante simples:

Segue concorda com imagem (ambas as palavras estão no singular).
Segue concorda com arquivo (ambas as palavras estão no singular)
Seguem concorda com propostas (ambas as palavras estão no plural).
Seguem concorda com pedidos (ambas as palavras estão no plural).

Assim, o verbo seguir sempre deve concordar com aquilo que será anexado, que corresponde ao substantivo.

Anexo, anexas, em anexo - exercícios

Depois de toda essa teoria, é importantíssimo que pratiquemos para que o conhecimento seja fixado mais facilmente.

A seguir, você confere uma lista de frases com as palavras anexo, anexos, anexas e em anexo, devendo responder quais são as corretamente empregadas nas frases.

Segue em anexo os documentos solicitados

A frase está perfeita. Pois temos a locução "em anexo", que mesmos se referindo aos documentos deve permanecer invariável.

Portanto, a assertiva está correta.

Segue documento em anexo

Temos aqui outra frase irretocável, pois segue o mesmo roteiro da frase imediatamente acima. A expressão em anexo é a mais segura em se tratando do envio de documentos.

Segue em anexo tem vírgula?

Não se usa vírgula após a expressão segue em anexo, pois não se separa sujeito e predicado por vírgula.
Por exemplo: 
  • Segue em anexo o relatório.
O relatório é o sujeito da oração, que está invertida.

Na ordem direta, ficaria assim: 
  • O relatório segue em anexo.

Segue anexo ou segue em anexo as planilhas financeiras?

A maneira adequada é seguem em anexo as planilhas financeiras, visto que as planilhas financeiras estão no plural e no gênero feminino. Assim, a única alternativa possível seria a utilização da expressão invariável "em anexo".

Outra opção seria o uso da palavra anexas, no feminino e no plural. Mas nesse caso o verbo seguir também necessariamente flexionar-se-ia para o plural:
  • Seguem anexas as planilhas financeiras.

Seguem anexos ou segue anexos os relatórios?

Veja que em ambas as possibilidades a palavra anexo está flexionada para anexos. A dúvida aqui recai sobre o verbo seguir, que obrigatoriamente também deve ser flexionado, pois concorda com relatórios (no plural).

Portanto, podemos concluir que a oração correta é a seguinte:
  • Seguem anexos os relatórios.

Seguem os anexos ou segue os anexos solicitados?

Esse caso é bem interessante porque temos as palavras anexos (que originalmente são adjetivos) funcionando como substantivos.

Podemos comprovar isso pelo fato de elas estão antecedidas do artigo definido "os".

Mas a regra não muda, o verbo seguir continua a concordar com "os anexos". Dessa forma, conclui-se que o jeito certo é:
  • Seguem os anexos solicitados.
Agora você não terá mais dúvidas (assim esperamos🙍) sobre as formas seguem anexos ou segue anexos; anexo ou em anexo. Se você confundir a diferença, releia os exercícios e, caso queira, deixe seu comentário abaixo.

Um forte abraço e até as nossas próximas dicas relevantes!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem