Coletivo de índios: qual é, exemplos, curiosidades

O coletivo de índios corresponde à forma de se referir a um grupo ou conjunto de pessoas que são consideradas indígenas, ou seja, que viviam nas Américas muito antes da colonização europeia. 

Coletivo opõe-se a ideia de individual e está inserido na classe gramatical dos substantivos. Assim, o mais adequado é dizer: substantivo coletivo.

Os substantivos coletivos mais usados para designar os índios são tribo ou aldeia. Essas palavras indicam que os índios vivem em comunidades organizadas, de acordo com costumes, línguas e tradições próprias.

Agora que você já sabe qual é o coletivo de índios, veja alguns fatos interessantes sobre esses povos originários.

coletivo de índios

Coletivo de índios

Antes de partirmos para as curiosidades sobre os índios, cabe aqui uma reflexão: o termo mais correto é índio ou indígena? Observe e reflita agora!

Índio ou indígena?

A palavra índio foi inicialmente utilizada pelos colonizadores europeus para se referir aos povos que habitavam as Américas. 

Os colonizadores acreditavam que haviam chegado à Índia (país situado no Sul da Ásia), motivo pelo qual "batizaram" os nativos que aqui viviam de índios.

Atualmente, esse termo carrega uma ideia genérica e ultrapassada, que não abrange a diversidade e a complexidade das culturas indígenas.

O termo indígena é mais atual e considerado mais adequado por muitas pessoas. Essa palavra significa originário, aquele que está em um lugar antes dos outros. 

Dessa maneira, a palavra indígena reconhece a ancestralidade e a identidade dos povos indígenas, que inclusive possuem direitos garantidos pela Constituição Federal do Brasil e pela Declaração da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Coletivo de índios - curiosidades

Atualmente, existem diversas tribos e aldeias no Brasil. Veja algumas curiosidades sobre os "índios":

  • Há mais de 300 povos indígenas no Brasil, com cerca de 274 línguas diferentes.
  • Algumas tribos possuem nomes próprios para se identificar, como os Guarani, os Yanomami, os Xavante, os Kayapó e outros.
  • As moradias e aldeias indígenas podem variar em tamanho e forma, dependendo da região e do modo de vida dos habitantes. Algumas dessas aldeias são circulares, outras retangulares. As tribos podem ainda possuir casas individuais ou coletivas.
  • As tribos indígenas sempre se destacaram por possui uma forte relação com a natureza e com os seus ancestrais, acreditando em variados espíritos e forças que regem o mundo. Os povos nativos também realizam rituais e festas para celebrar a vida, a morte, a colheita, a caça, etc.

Marco temporal indígena

Atualmente, está em pauta no Brasil o julgamento do marco temporal de demarcação de territórios indígenas. O Supremo Tribunal Federal irá dizer a partir de quando os indígenas podem pleitear suas terras originalmente ocupadas.

Esse marco temporal corresponde a uma tese jurídica que estabelece a propriedade territorial apenas aos índios que possuíam as suas terras demarcadas na data da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Isso significa que as terras ocupadas pelos índios após essa data não conferem direitos de permanência a eles.

Muitos ambientalistas e estudiosos defendem que o marco temporal põe em risco a própria sobrevivência dos povos indígenas.

Agora você já sabe qual é o coletivo de índios e também conhece um pouco mais sobre esse povo incrível que há séculos mora no continente americano.

Compartilhe esse conhecimento e ajude mais pessoas a aprenderem um pouco mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem