Coletivo de peixe: qual é, exemplos, curiosidades

Na língua portuguesa, as palavras podem ser classificadas de várias maneiras. Entre as possibilidades, podemos ter os substantivos, que por sua vez também podem ser classificados como próprios e comuns.

Mas não é só isso! Os substantivos ainda podem ser denominados de acordo com os seus respectivos grupos, os quais chamamos de coletivos. Assim podemos ter o coletivo de peixe, de planta, de abelha, de selo, de soldado, de professor etc.

Nessa oportunidade, vamos nos debruçar sobre o coletivo de peixes e explicar por que esses animais gostam tanto de nadar em grupos, formando cardumes. Além disso, você ficará admirado(a) com algumas curiosidades que verá aqui. 

Algumas questões interessantes serão respondidas, por exemplo: os peixes dormem; eles se estressam?  Saiba ainda que eles podem fazer tanto barulho que chegam a balançar um navio!

coletivo de peixe

Qual é o coletivo de peixe?

O coletivo de peixe corresponde ao conjunto de peixes de uma mesma espécie ou de espécies semelhantes que costumam nadar juntos em suas jornadas aquáticas. 

Na língua portuguesa, o coletivo de peixe mais usual é cardume. Uma das características mais marcantes dos cardumes é o fato de eles costumam se locomover na água como se formassem um grande organismo.

No entanto, existem outros coletivos interessantes que podem ser utilizados dependendo do tipo de organismo aquático ao qual se referem.

Por exemplo:
  • Cáfila: coletivo de golfinhos;
  • Colônia: coletivo de corais;
  • Alcateia: coletivo de lobos-marinhos;
  • Armento: coletivo de baleias;
  • Manada: coletivo de peixes-boi;
  • Piara: coletivo de tubarões;
  • Bando: coletivo de aves marinhas;
  • Enxame: coletivo de medusas;
  • Vara: coletivo de porcos-do-mar.

Exemplos de frases com coletivo de peixes

  • As baleias se alimentam de um cardume de sardinhas em poucos segundos.
  • Pedro respondeu na prova de português que o coletivo de peixes é cardume.
  • Os biólogos marinhos querem descobrir por que os cardumes migram quilômetros a fim de se alimentarem.
  • Os golfinhos são animais inteligentes e agem estrategicamente para cercar e confundir os cardumes.
  • A migração anual dos cardumes de salmão é essencial à sobrevivência da espécie.

Coletivo de peixe - cardume - curiosidades

Agora que você já sabe qual é o coletivo de peixe, veja algumas coisas inéditas sobre os cardumes.

Origem da palavra cardume

"Cardume” é uma palavra originada do termo latim carduus, o qual tem como significado: espinho ou cardo. 

Essa analogia surgiu porque "cardos" são plantas espinhosas que geralmente crescem juntas e formam barreiras naturais de proteção contra diversos animais.

Analogicamente, os peixes se unem em cardumes também para se protegerem de animais aquáticos maiores, formando um grupo compacto e coeso.

Por que os peixes nadam em grupos

Os peixes formam coletivos por diversos motivos, mas o principal deles está relacionado à proteção contra predadores.

Quando se agrupam em grandes quantidades, os peixes conseguem dificultar a identificação e a captura individual por parte dos seus inimigos naturais, tais como tubarões, golfinhos ou até mesmo aves aquáticas. 

Além disso, os coletivos podem ajudar os peixes a encontrar alimento, a se orientar na água, a se comunicar uns com os outros e a se reproduzir.

Como os peixes se organizam em grupos

Os peixes se organizam em coletivos através de diferentes mecanismos sensoriais, tais como a visão, a audição, o olfato e o tato. 

Mas não é somente isso, pois os referidos animais usam ainda órgãos especiais chamados de linhas laterais, que são canais cheios de líquido que percorrem os lados de seus corpos, detectando incrivelmente as variações de pressão e movimento na água. 

Dessa maneira, cada um dos peixes do cardume consegue perceber a presença e a posição dos seus companheiros de grupo, podendo assim ajustar a sua direção e sua velocidade a fim de manter a sincronia e a coesão do grupo.

Qual é a importância dos coletivos de peixe para a biologia

Os coletivos de peixe são importantes para a biologia porque representam um exemplo de cooperação na natureza, ou seja, uma interação entre indivíduos da mesma espécie que resulta em benefícios mútuos. 

A cooperação é um fenômeno que desafia até mesmo a teoria da seleção natural, a qual prevê que os indivíduos devem constantemente competir uns com os outros pela sobrevivência e pela reprodução do organismo mais adaptado.

Por isso, os biólogos estudam os coletivos de peixe para entender como e por que eles surgem e se mantêm cooperando ao longo do tempo, quais são as vantagens e as desvantagens dessa estratégia e como ela afeta a evolução e a ecologia dos peixes.

Características individuais dos peixes

Talvez você ainda não saiba, mas os peixes dormem! Embora não pareça, haja vista que os peixes vivem de olhos abertos, eles descansam e dormem sem fechar os olhos porque não possuem pálpebras.

Além disso, os peixes contam com receptores nervosos que podem lhe causar estresse em situações adversas, tal como ocorre com os seres humanos. Em outras palavras o estresse é algo comum na natureza, só não leva esse nome propriamente dito, que foi cunhado especificamente aos seres humanos.

Algumas espécies de peixes possuem excelente memória, podendo se lembrar e reconhecer seres humanos que lhes dão recompensas em forma de comida.

Outro caso fantástico é o do peixe-gato, que tem mais de 27.000 papilas gustativas, enquanto os seres humanos contam com um número que varia apenas entre 2.000 e 8.000.

Tal como aparece no filme Procurando Nemo, os peixes-palhaço e as anêmonas cooperam mutuamente entre si. As anêmonas protegem os peixes-palhaço com seus tentáculos venenosos e os peixes-palhaço protegem as anêmonas dos predadores e das demais algas.

Algumas espécies trabalham juntas para caçar presas. Peixes como garoupas e trutas costumam enviar um sinal visual para mostrar aos seus companheiros de caça a localização de uma presa escondida.

O chamado "peixe-arqueiro" possui uma habilidade de caça incrível. Ele consegue capturar suas presas no ar atirando nelas um jato d’água com o volume correto baseado no tamanho do seu alvo.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Biology Letters, a Corvina do Golfo é considerado o peixe mais barulhento do planeta. Individualmente, esses peixes já são naturalmente muito barulhentos, porém quando estão em cardumes, seu ruído coletivo é capaz de ameaçar a audição de qualquer animal que se atreva a nadar próximos e até mesmo sacudir os cascos dos navios que navegam perto deles.


Conclusão

O coletivo de peixe é cardume. Não custa relembrar que os peixes são animais indispensáveis a todo o nosso ecossistema.

Eles têm uma grande variedade de características e comportamentos que nos mostram como a natureza é rica e complexa. 

Esperamos que este artigo tenha despertado sua curiosidade sobre esses seres aquáticos tão interessantes. Veja mais assuntos interessantes no blogue Aprender Fácil, a casa é sua!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem