Doa-se ou doasse: qual o certo, diferença, como escreve

Doar, na maioria das vezes, representa um verdadeiro e genuíno ato de amor ao próximo. Pensando nisso, uma questão muito interessante pode surgir no nosso quotidiano: a grafia correta referente à conjugação do verbo doar é doa-se ou doasse? Ou seja, devemos escrever com hífen ou com duas letras "s"?

Bem, a resposta é: depende da situação e do objetivo que o doador deseja atingir, pois ambas as palavras existem na língua portuguesa e são consideradas corretas, motivo pelo qual diversas dúvidas podem aparecer principalmente na hora da escrita.

Seja muito bem vindo(a) ao Aprender Fácil! Aqui postamos vários conteúdos relevantes que irão te ajudar a entender melhor alguns assuntos das mais variadas áreas do conhecimento.

Além de conteúdos gramaticais, temos ainda algumas charadas muito interessantes como esta 👉 Eu tenho 6 ovos, quebrei 2, fritei 2 e comi 2. Quantos sobraram?

doasse ou doa-se

Doa-se ou doasse

Como já esclarecemos, doa-se e doasse estão corretos desde que empregados em contextos distintos e adequados.

Em resumo, doa-se está relacionado ao verbo doar no tempo presente do indicativo. Por outro lado, doasse refere-se ao mesmo verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo.

Se o assunto ainda não ficou suficientemente claro para você, tenha calma! Prossiga na leitura do texto para aprender isso de uma forma bem fácil.

Doa-se

A palavra "doa-se" é formada pelo verbo doar no tempo presente do modo indicativo e pela partícula apassivadora "se", que também pode ser chamada de pronome apassivador. Observe a conjugação básica do verbo doar:

eu doo
tu doas
ele/ala doa
nós doamos
vós doais
eles/elas doam

Veja que o vocábulo doa corresponde ao verbo doar conjugado na terceira pessoa do singular: ele/ela doa.

O "se" que aparece após "doa" é chamado de pronome apassivador ou partícula apassivadora. Não se assuste com a definição porque ela é bastante simples, conforme será explicado abaixo.

As orações na língua portuguesa podem estar na voz ativa ou na voz passiva. Na ativa, o sujeito pratica a ação verbal. Na passiva, o sujeito sofre a ação verbal.

Por exemplo, veja as vozes relacionadas ao verbo vender.
  • Voz ativa 👉 João vendeu os carros.
  • Voz passiva 👉 Os carros foram vendidos por João.
A voz passiva analisada no nosso exemplo, formada a partir do verbo ser (foram vendidos), é chamada de voz passiva analítica. Mas a voz passiva também pode surgir na forma sintética, através do uso da partícula "se".

Assim, a voz passiva sintética é formada a partir da seguinte construção: verbo + pronome apassivador "se".

Olhe a conversão da voz analítica para a sintética.
Os carros foram vendidos ⇔ Venderam-se os carros.
Vamos acompanhar mais alguns exemplos:
  • Vendem-se carros.
  • Entregaram-se as flores.
  • Contrata-se operador de caixa.
Portanto, doa-se escrito com hífen e a partícula se, refere-se ao ato de doar no tempo presente. Essa forma é amplamente utilizada em anúncios, como: doa-se cachorro; doa-se gato persa; doa-se pastor alemão; doa-se golden retriever etc.

Doa-se ou doam-se

É muito importante esclarecermos que existe um pequeno equívoco que as pessoas inadvertidamente cometem na hora de falar e escrever frases com o verbo doar.

Na maioria das vezes, ocorre um errinho maroto na concordância verbal.

Quando temos um verbo transitivo direto (que não precisa de preposição em seu complemento), esse verbo deve concordar em número com a palavra que vem depois dele. Isso decidirá se o verbo ficará no singular ou será flexionado para o plural.

Através de exemplos, ficará mais fácil entender. Veja:
Doa-se cachorro.
Doa-se gato persa.
Doa-se TV usada.
Perceba que em cada uma das frases, há doação individual: cachorro; gato persa; TV, pois os referidos substantivos estão no singular. Assim, o verbo também permanece no singular (doa-se).

Agora olhe os novos exemplos:
Doam-se cachorros.
Doam-se roupas.
Doam-se filhotes.
Neste caso, os substantivos que sucedem o verbo doar estão no plural, razão pela qual o verbo doar deve obrigatoriamente ser flexionado também para o plural (doam-se).

Esses equívocos também costumam ocorrer com outros verbos, observe:
  • Faz-se unhas.

Veja que unhas está no plural, motivo pelo qual a frase está errada.
A oração somente pode ser considerada correta com o verbo fazer no plural:
  • Fazem-se unhas.

Portanto, tenha muito cuidado para não cair nessas pegadinhas de concordância verbal. Passemos adiante!

Doasse

A palavra doasse é menos utilizada em nosso quotidiano. Ela se trata do verbo doar conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo. Acompanhe:

se eu doasse
se tu doasses
se ele/ela doasse
se nós doássemos
se vós doásseis
se eles/elas doassem

É possível observarmos que o verbo "doasse" está conjugado na primeira pessoa e na terceira pessoa do singular.

Vale lembrar ainda que o modo subjuntivo é aquele que apresenta uma ação verbal de maneira incerta, condicional, imprecisa, duvidosa ou até mesmo eventual.

Exemplos com a palavra doasse

  • Se ele doasse algo do que tem sobrando, poderia ajudar muita gente.
  • Se você doasse mais amor, sua vida seria bem melhor.
  • Caso eles doassem as roupas velhas, sobraria mais espaço em seu guarda-roupa.
Será que agora você já é capaz de saber quando usar doa-se ou doasse corretamente? Esperamos que sim. Caso tenha alguma dúvida, poste-a nos comentários e iremos respondê-la assim que possível.

Um forte abraço!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem