Polegadas para cm - 1 polegada em cm

Nessa postagem, você vai descobrir quantos centímetros equivalem uma polegada, ou seja, 1 polegada em cm, e consequentemente irá aprender também a converter polegadas para cm.

Você mesmo será capaz de fazer a conversão de quaisquer medidas sozinho, pois saberá a maneira correta de medir as telas de tvs e demais aparelhos eletrônicos na diagonal.

Essa conversão de medidas extremamente importante para nós, haja vista que elas estão constantemente aparecendo no nosso dia a dia. 

Isso significa que frequentemente estamos diante das medidas de comprimento como o metro e seus múltiplos/submúltiplos. 

Falando nisso, não deixe de ver o nosso artigo relacionado:
Nesse mesmo sentido, ressalta-se que um dos eletrodomésticos mais populares do Brasil e do mundo é o televisor, que é mais conhecido pelos seus usuários apenas pela abreviação TV.

As dúvidas sobre as polegadas surgem na maioria das vezes quando estamos querendo adquirir aquela televisão maior ou até mesmo uma TV adicional para a nossa casa

Aí nós passamos a procurar o objeto em lojas online ou físicas, mas a resposta à nossa pesquisa será sempre a mesma: o tamanho da TV vem expresso não em centímetros ou metros, mas em polegadas, cujo símbolo é in (em inglês) ou simplesmente dupla plica ("). Por exemplo: 55 polegadas; 60 polegadas etc.

Diante dessas informações, realmente fica muito difícil sabermos se o sonhado televisor vai ficar bem na nossa sala de estar ou no nosso quarto, concorda?!

Mas essa dúvida acaba agora, porque vamos te ensinar a fazer a conversão corretamente.
 
De posse dos novos conhecimentos você conseguirá medir os compartimentos da sua casa e da televisão que quer adquirir, fazendo a necessária comparação entre eles.

Polegadas para cm

A regra matemática para converter " para cm, ou seja, de polegadas para cm (centímetros) é a bem simples, pois se trata de uma convenção. Observe o cálculo abaixo.

1 polegada em cm

1 polegada = 2,54 cm

Isso significa que uma polegada equivale a 2,54 centímetros. 

Assim, com essa proporção, fica fácil converter quaisquer medidas de polegadas para centímetros.

Basta então que você multiplique o valor que deseja converter por 2,54. Muito simples não acha?!

Vejamos alguns exemplos para facilitar ainda mais.

32 polegadas x 2,54 = 81,28 centímetros.

55 polegadas x 2,54 = 139,7 centímetros ou 1,397 metros (convertemos centímetros em metros. Para aprender a converter, acesse: 1 metro tem quantos centímetros?).

60 polegadas x 2,54 = 152,4 centímetros ou 1,524 metros.

polegadas-para-cm

Como medir polegadas da TV - cm para polegadas

Para fazermos a medição correta do nosso televisor, devemos usar uma fita métrica e medir o tamanho da tela calculando a distância do canto direito inferior ao canto esquerdo superior ou vice-versa. 

Cuidado: as medidas não são feitas na vertical ou na horizontal, mas na diagonal.

E lembre-se de que a medida deve levar em conta apenas a tela, sem contar o tamanho da a moldura em volta dela.

A mesma regra se aplica também para o cálculo das medidas de telas de computadores, tablets e celulares. 
Depois de medir corretamente e descobrir quantos centímetros tem a tela em análise, basta que você divida o valor obtido na medição em centímetros por 2,43.

Observe que estamos fazendo, nesse caso, o caminho inverso: convertendo de centímetros para polegadas. Por isso, fazemos a divisão ao invés da multiplicação.

Confira alguns exemplos.

127 cm ÷ 2,54 = 50 polegadas
106,68 cm ÷ 2.54 = 42 polegadas
81,28 cm ÷ 2.54 = 32 polegadas

Origem das polegadas

A origem dessa unidade de medida é extremamente antiga, ocorrendo lá na época do antigo império romano. 

A polegada era equivalente à largura média de um polegar, por isso recebeu a nomenclatura correlata.

Obviamente, essa unidade de medida apresentava os seus inconvenientes, tendo em vista que a largura dos polegares não é igual entre todos os seres humanos. 

Alguns possuem o polegar mais largo, outros possuem o dedo mais estreito. Isso é natural que ocorra, pois cada um de nós é único.

Foi exatamente por causa da variação da largura dos dedos das pessoas, que, no ano de 1959, todos os países que utilizavam essa antiga unidade de medida, entre eles, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, África do Sul, Austrália e Nova Zelandia firmaram um acordo e passaram a estabelecer uma relação entre a polegada e o centímetro, conforme acabamos de esclarecer acima.

Vale lembrar, inclusive, que o centímetro é um submúltiplo do metro, que a unidade de medida padrão de comprimento do Sistema Internacional de Unidades (SI).

Uso da polegada atualmente

Você deve estar se perguntando agora: a polegada é muito antiga, mas ainda é usada atualmente?
A resposta é sim! É exatamente por isso que você está lendo esse texto agora 😀, pois estava em dúvida sobre quantos centímetros tem uma polegada.

Os televisores, celulares, tablets, computadores ainda são medidos em polegadas. 

Porém, para tornar tudo mais simples, é importante fazer as conversões para centímetros usando o número mágico 2,54.

Mais uma informação interessante: o diâmetro interno dos pneus dos automóveis também é medido em polegadas.

Então é isso, agora você já está craque na conversão de polegadas para cm, assim como de centímetros para polegadas. Até a nossa próxima dica aqui no Aprender Fácil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem