Smartfone ou smartphone? Qual o correto?

Há muito tempo, no Brasil, usava-se o dígrafo ph com o som de f. Por exemplo: pharmacia (palavra derivada do idioma francês). No entanto, não existe mais essa regra na língua portuguesa atualmente. Por isso, você pode estar se perguntando agora qual é o correto: smartfone ou smartphone? Com f ou com ph?
Vamos responder detalhadamente este questionamento a seguir.
Não deixe de aprender também:

Smartfone ou smartphone?

A palavra correta é smartphone, escrita com o encontro das letras ph, que produzem o som de f.
Na língua portuguesa, esse fenômeno não ocorre mais. Porém, estamos diante de uma palavra própria da língua inglesa e não há termo correspondente no nosso idioma.
Por isso, é plenamente normal que ph seja pronunciado com o som da letra f.
Traduzindo livremente a palavra para o nosso querido português, temos que: smart significa inteligente e phone significa telefone.
Então, concluímos que smartphone significa telefone inteligente.

Smartphone e dumbphone

Curiosamente, depois do surgimento do conceito de smartphone, apareceu também o conceito de dumbphone, que significa telefone burro ou mudo.
Suas funções são muito limitadas nos tempos atuais. Geralmente, os dumbphones são usados fazer ligações e trocar mensagens de texto (sms). Nada de aplicativos sofisticados como Uber, Whats App, Instagram etc. Veja um modelo do aparelho abaixo:
O que chama mais atenção é que, depois da disseminação dos smartphones, muitas pessoas começaram a usá-los (os smarts) excessivamente.
Na tentativa de largar esse "vício tecnológico", muitas pessoas estão buscando os dumbphones. Por isso, eles estão virando tendência mundial.
Concluindo a nossa dica gramatical e tecnológica, chegamos à conclusão de que a palavra correta é smartphone. Use-o com moderação! 😀

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem