Como se escreve um metro e meio em números

Muitas pessoas não sabem como se escreve um metro e meio em números. Se você está entre essas pessoas, então vamos te ajudar com mais essa dica de português/matemática. Isso mesmo! Você aprenderá português e matemática de uma só vez.

Um metro e meio é a forma escrita por extenso. Para saber como "converter" essa linguagem para os números, prossiga na leitura e aprenda de uma forma bastante fácil e rápida.

Não deixe de aprender também as seguintes conversões:
1,5 m

Como se escreve um metro e meio em números

A maior dificuldade das pessoas surge porque um metro e meio consiste em um número misto, ou seja, ele é composto por uma parte inteira, que é o 1, e outra fracionária, que é o 1/5 ou 0,5 (um meio).

Com certeza, a parte fracionária é a que causa mais dúvidas, pois as frações possuem duas partes. Uma é chamada de numerador (parte superior) e a outra, de denominador (parte inferior).

No presente caso, estamos tratando das unidades de comprimento, que podem ser: milímetro, centímetro, decímetro, metro, decâmetro, hectômetro e quilômetro. 

Explicamos no artigo sobre a conversão de metros em centímetros (não deixe de acessar o link acima, pois ele será muito importante para você) que o Sistema Internacional (SI) padronizou o metro como unidade de medida, a qual possui relação direta com as demais grandezas.

Em linguagem matemática, o metro é abreviado através da letra m minúscula.

Calculando 1 metro e meio

Como já dissemos, a parte inteira do problema é muito fácil, um metro é escrito simplesmente com o numeral um e a letra m. Assim: 1 m.

Em relação à parte fracionária, isto é, a metade do outro metro (meio metro), temos que converter um meio em números decimais.

Para fazermos isso, temos que dividir um por dois → 1/2 (dividimos o numerador pelo denominador). Dessa forma, temos que 1 ÷ 2 = 0,5.

Agora basta efetuarmos a soma básica da parte inteira com a parte fracionária, veja: 1 + 0,5 = 1,5.

Portanto, chegamos à conclusão de que, em números, um metro e meio se escreve da seguinte forma: 1,5 m. Também pode-se escrever 1,50 m, haja vista que o zero após a vírgula não possui valor algum. 

Para finalizarmos, vale destacar ainda uma dica de português: 1,5 é menor que 2, motivo pelo qual a expressão permanece no singular. Dessa maneira, devemos falar ou escrever por extenso: um virgula cinco metro e não um virgula cinco metros, pois um e meio é menor que dois.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Se você aprecia desafios mentais, então tente resolver os problemas abaixo:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem