Tábua ou tauba, tábua ou táboa: como escreve, qual o certo?

Hoje vamos saber se o termo correto é tábua ou tauba. Essa dúvida é muito comum, principalmente em algumas regiões do Brasil.

Como exemplo, podemos citar a palavra "tauba", que é comum para várias pessoas e muito usada em alguns estados da região Nordeste do Brasil.

Mas será que este vocábulo está correto? Ou o correto seria tábua? Ou ainda, o correto tábua ou táboa? É isso que veremos a seguir. Você aprenderá como escrever corretamente e qual o certo entre as palavras elencadas.

Tábua ou tauba?

A palavra tauba não está presente na lista de vocábulos incorporados ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras.

Embora seja amplamente utilizada na linguagem coloquial, o termo tauba é gramaticalmente incorreto, devendo ser evitado sempre que possível na linguagem formal.

Por outro lado, a palavra tábua existe no nosso idioma e está plenamente correta. Dessa forma, entre várias possibilidades, é correto dizer:
  • tábua de madeira;
  • tábua de pinus;
  • tábua de passar roupas;
  • tábua para construção;
  • tábua de queijos;
  • tábua de frios;
  • tábua de carne;

Sob o ponto de vista da nossa gramática, a palavra tábua é classificada como substantivo feminino e significa peça de madeira, pouco espessa, de largura e comprimento variáveis; mesa para jogos, trabalhos ou refeições etc.

Tábua provém do latim tabula, que influenciou diversas grafias, como tabuada, tabuleta, tablado etc.

Mas não para por aí! A palavra latina tabula também originou palavras em diversos idiomas além do português. Por exemplo: surgiu a forma francesa tablette: que se refere a um produto alimentar ou medicamento solidificado, que se apresenta sob a forma de placa, geralmente retangular. 

Com o aportuguesamento da palavra, registra-se o termo paroxítono "tablete".

Em relação à língua inglesa, tablet (diminutiva de table e originária também de tabula) corresponde a uma espécie de computador fino e pequeno, que se assemelha à lousa em que os romanos escreviam.

Outrossim (do mesmo modo), existe um conceito não muito semelhante e bem menos usual para a nossa palavra em análise. 

Trata-se das chamadas tábuas de marés, que são previsões emitidas pela Marinha sobre os movimentos da água do mar, que se elevam e se abaixam em decorrência da atração gravitacional da Lua e do Sol em relação à Terra.

Outro significado bem interessante é o que se refere a uma pessoa muito magra. Diz-se então coloquialmente que essa pessoa "está uma tábua".

Tábua ou táboa

Outra dúvida recorrente refere-se ao fim da referida palavra. Ela termina com -ua ou com -oa? 
A resposta correta é a seguinte: não devemos escrever táboa, com a vogal "o", pois esta maneira é incorreta.

A maneira certa e adequada é tábua, com acento agudo na primeira vogal "a", motivo pelo qual a citada palavra é classificada como paroxítonas (a sílaba tônica é a penúltima). Esse vocábulo recebe acento agudo no primeiro "a" porque termina com o ditongo (encontro de duas ou mais vogais) "ua".

De acordo com as regras de acentuação gráfica, são acentuadas todas as paroxítonas terminadas em ditongo.

Veja a separação silábica: tá-bua (palavra dissílaba, ou seja, composta por duas sílabas).


Frases com a palavra tábua

Vejamos agora alguns exemplos que contêm o substantivo feminino a que estamos nos referindo neste artigo.
  • Maria usou a sua tábua para passar as roupas de João.
  • Antes de surfar, Pedro sempre consulta a tábua de marés.
  • A tábua é um instrumento imprescindível aos serviços da construção civil.

E agora? Tábua ou tauba? Ficou muito fácil saber qual é a forma correta, não é mesmo?!

Agora você já sabe que a palavra correta é tábua, paroxítona terminada com o ditongo "ua". Não deixe de ver também os seguintes assuntos interessantes:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem