Salma de palmas ou Salva de palmas

Em eventos abertos ao público ou em espetáculos privados, é comum que no final das apresentações os espectadores batam palmas para prestigiar os artistas ou responsáveis pela apresentação.
Mas aí pode surgir uma dúvida de português: o correto é salma de palmas ou salva de palmas?
Ou seja, é correto dizer salma, com a letra "m", ou salva, com a letra "v"?
É exatamente isso que vamos explicar com detalhes abaixo.

Salma ou salva de palmas?

A expressão correta é salva de palmas. De acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra salma não existe e, portanto, é considerada gramaticalmente incorreta.
Vejamos então qual é o significado da palavra salva. Assim, saberemos o que significa salva de palmas.
Salma de palmas ou Salva de palmas

Sinônimo de salva

A palavra salva pode ser classificada como verbo ou como substantivo feminino. Quando é classificada e utilizada como verbo, trata-se da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo salvar: ele/ela salva.
Mas o conceito que nos interessa neste momento é o relativo ao substantivo feminino. Neste caso, a palavra salva significa sequência contínua de sons; em contexto militar, significa descarga simultânea de disparos de armas de fogo, em combate, em sinal de festa ou em homenagem a alguém (inclusive os mortos); cumprimento realizado pela descarga de disparos de armas de fogo; sequência de tiros com um fim determinado.

Sinônimo de salva de palmas

Neste sentido, a expressão salva de palmas tem como significado a demonstração pública de clamor, alegria ou entusiasmo, mediante aplausos vibrantes e unânimes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem