Ads Top

Quantos círculos tem na imagem?

Talvez você já tenha ouvido falar de ilusão de ótica, não é mesmo?! Algumas pessoas até brincam dizendo que elas são ilusões de vodka, em alusão aos efeitos da bebida alcoólica no corpo humano.
Pois bem, vamos ver na prática um excelente exemplo de ilusão de ótica: na imagem abaixo podemos ver quadrados e círculos, tudo isso vai depender do foco que os nossos olhos dão à gravura. 
O efeito é bastante acentuado por causa das linhas verticais e horizontais e das cores preta, branca e cinza.
Observe atentamente a imagem a seguir (e não se assuste com os resultados que você pode obter, rsrsr):
Quantos círculos tem na imagem?
De imediato, ao observar a ilustração, a maioria das pessoas enxerga 20 retângulos. No entanto, se continuar olhando, elas podem enxergar também 16 círculos.
Tudo vai depender do foco dos nossos olhos na imagem.
Se focarmos nas linhas horizontais, veremos os retângulos. Porém, se voltarmos nossos olhos para as linhas verticais...a mágica acontece...os círculos aparecem.

Quantos círculos tem na imagem?

Nem todas as pessoas conseguem observar a existência dos círculos. Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe! Veja a imagem seguinte, em que os círculos estão destacados em vermelho, e comprove a existência destas formas geométricas:
Quantos círculos tem na imagem?
Agora não há como negar que os círculos, de fato, estão na imagem. Como dissemos acima, eles surgem quando olhamos para as linhas verticais. Volte para a primeira imagem e conseguirá vê-los claramente. 

Ilusões de ótica

Segundo o site Wikipédia, ilusões de ótica são termos usados para ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de um modo diferente. Algumas destas ilusões são de carácter fisiológico, enquanto outras de carácter cognitivo.
Portanto, uma ilusão de ótica não se trata de nenhuma doença ou disfunção oftalmológica ou cerebral. Elas não passam de formas combinadas que confundem nossa percepção visual.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.