Se um tijolo pesa 1 kg mais meio tijolo, quanto pesa um tijolo e meio?

Nesta oportunidade vamos resolver mais um desafio de raciocínio lógico-matemático que deu um nó na cuca de muita gente. Veja:
Se um tijolo pesa 1 kg mais meio tijolo, quanto pesa um tijolo e meio?
É muito importante destacarmos desde já  que o quilograma é uma medida de massa e não de peso.
O peso de um objeto é definido como a força gravitacional sofrida por este objeto em virtude da atração gravitacional nele exercida por um outro corpo com massa.
Inclusive, existe um fórmula para calcular peso: P = m x g, onde P é peso, m é a massa e g é a medida da aceleração da força da gravidade.
Sendo assim, está tecnicamente incorreto afirmar que determinado objeto "pesa" 1 kg.
No entanto, deixaremos as coisas como estão para não desfigurar a charada matemática.
Abaixo, você verá a explicação lógica para resolução do problema, ou seja, chegaremos à resposta correta através de puro raciocínio, sem muitos cálculos. Porém, se você não se convencer da resposta, faremos a prova dos 9, isto é, vamos desvendar este enigma por meio de uma equação de primeiro grau bastante simples.
Não deixe de ver também os seguintes testes:

Se um tijolo pesa 1 kg mais meio tijolo, quanto pesa um tijolo e meio?

Vamos simplificar as coisas! Se eu afirmo que um tijolo pesa 1 kg mais meio tijolo, então eu estou dizendo que 1 kg + metade de um tijolo (até aqui, não se falou em peso de tijolo) corresponde ao peso total de um tijolo. 
Ora, se as metades do tijolo são exatamente iguais, podemos concluir que, se uma metade pesa 1 kg, a outra obrigatoriamente deve pesar 1 kg também (pois um quilo mais meio tijolo equivalem a um tijolo inteiro).
Diante disso, o peso do tijolo inteiro é a soma das suas duas metades, que pesam 1 kg cada. Portanto, conclui-se que o peso do tijolo corresponde a 2 kg.
Para facilitar ainda mais, imagine uma balança igual a que você vê abaixo:
Se um tijolo pesa 1Kg mais meio tijolo
Imagine que em um dos pratos há apenas um tijolo e do outro há meio tijolo e o um pedaço de chumbo, que pesa precisamente 1 kg. 
Note que a balança está perfeitamente equilibrada. Desta maneira, podemos concluir que a metade do tijolo pesa exatamente 1 kg, tendo em vista que a soma da metade com o chumbo de um quilo equivale a um tijolo inteiro.
Se partíssemos o tijolo inteiro ao meio (o tijolo que está no prato esquerdo) e retirássemos uma de suas metades da balança, ao mesmo tempo em que retirássemos a metade do tijolo que está no prato direito, a balança continuaria equilibrada (foram tiradas duas metades de cada lado).
Sobraria então metade de um tijolo do lado esquerdo e o chumbo, cujo peso é 1 kg do lado direito, comprovando que meio tijolo pesa 1kg. Se meio tijolo pesa 1kg, um tijolo inteiro pesa 2 kg.

Quanto pesa um tijolo e meio?

Agora tudo ficou bem mais simples! Vimos que um tijolo pesa 2k. Logicamente, meio tijolo pesa 1kg. Um tijolo e meio corresponde à soma do tijolo inteiro com meio tijolo, ou seja, 2 + 1, que é igual a 3kg.

Comprovação matemática

Se você é daqueles ou daquelas que só acredita vendo, então vamos comprovar tudo através de cálculos, notadamente por meio de equação de primeiro grau.
Como não sabemos inicialmente qual é o peso do tijolo, vamos chamá-lo de x.
O problema afirma que um tijolo (x) pesa 1 kg mais meio tijolo (x/2). Vamos montar a equação:

x = 1 + x/2
x-x/2 = 1
x/2=1
x=2

Chegamos novamente à conclusão de que x = 2.
Ou seja, o peso do tijolo (x) é 2 kg.
Um tijolo e meio é representado matematicamente da seguinte forma:
x + x/2
Como já sabemos que o valor de x é 2, vamos substituir:

2 + 2/2
2+1=3

Ou seja, os exatos 3 kg (três quilogramas) vistos anteriormente.

Esperamos que você tenha entendido completamente a resolução deste desafio matemático, se não entendeu tudo, releia e verá que não é tão difícil assim.

Caso você tenha outra maneira de resolver esse racha cuca, comente abaixo e contribua com o aprendizado de todos. Aprender pode ser fácil é muito interessante!
Veja mais conteúdos:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem