Ads Top

Cérebro ou celebro? Qual a diferença?

Em razão da grande semelhança ortográfica, muitas pessoas não sabem quando escrever cérebro ou celebro corretamente. Por isso, vamos explicar os conceitos e a diferença entre essas duas palavras da língua portuguesa.
Mais uma vez, lembramos que palavras que possuem grafias semelhantes são denominadas de parônimos.
Leia as explicações a seguir para aprender tudo sobre esse assunto, mas não se esqueça de conferir mais dicas aqui do blog:

Cérebro

A palavra cérebro, escrita com "r" após a primeira vogal "e", é gramaticalmente classificada como substantivo masculino, que significa parte do sistema nervoso central situada na caixa craniana dos vertebrados e que recebe estímulos dos órgãos sensoriais, interpretando-os e correlacionando-os com impressões armazenadas, a fim de acionar impulsos motores que, essencialmente, controlam todas as atividades vitais.
De acordo como os estudos de anatomia humana, o cérebro é o órgão mais importante, pois é ele quem coordena todo o resto do corpo, sendo responsável pela capacidade intelectual que chamamos de racionalidade.
É comum ouvirmos pessoas pronunciando a palavra "célebro", com a letra "l", a fim de se referirem ao referido órgão. No entanto, esta palavra está totalmente equivocada.
O que existe de fato é a palavra celebro (sem acento agudo), a qual abordaremos a seguir.

Cérebro - etimologia

A palavra cérebro é originada da palavra latina cerebrum, razão pela qual deve ser escrita com r na segunda sílaba: cé-re-bro.

Frases com a palavra cérebro

  • Peixe faz bem para o cérebro.
  • O Alzheimer é uma doença que afeta o cérebro dos pacientes.
  • Nós utilizamos muito mais do que 10% da capacidade do nosso cérebro.
Cérebro ou celebro? Qual a diferença?

Celebro

A palavra celebro, escrita com a letra "l" e sem acento agudo, é gramaticalmente classificada como verbo. Trata-se do verbo celebrar, conjugado na primeira pessoa do presente do indicativo, que significa comemorar, festejar, exaltar, lembrar, solenizar, cantar, enaltecer, glorificar, louvar, memorar.
É importante notar que a sílaba tônica (pronunciada com mais intensidade) da palavra celebro é a sílaba "le" (celebro), razão pela qual ela é classificada como palavra paroxítona. Observe a conjugação no presente do indicativo.

Conjugação do verbo celebrar

  • Eu celebro
  • Tu celebras
  • Ele/Ela celebra
  • Nós celebramos
  • Vós celebrais
  • Eles/Elas celebram

Frases com a palavra celebro

  • Eu sempre celebro meus aniversários de casamento.
  • Quando eu celebro com minha família, sinto-me muito feliz.
  • Eu celebro tudo o que há de bom nesta vida.
Agora você não tem mais dúvidas e saberá quando escrever cérebro ou celebro corretamente, à luz da norma culta da língua portuguesa.
Caso queira interagir, através de críticas e/ou sugestões, deixe um comentário abaixo. Até a próxima dica de português.

Um comentário:

  1. Me faz lembrar, o período em que exerci minhas atividades na área de propaganda médica da indústria farmacêutica, onde alguns colegas propagandista tinham o vicio de trocarem a palavra cérebro, dos assuntos aos medicamento relacionados, por celebro, era um grande problema sua correção.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.