Um casal tem 6 filhos homens, cada filho tem uma irmã, quantas pessoas há na família?

O desafio lógico-matemático que vamos resolver nesta oportunidade é o seguinte:

Um casal tem 6 filhos homens, cada filho tem uma irmã, quantas pessoas há na família?

Essa charada é um verdadeiro quebra-cabeça (a grafia está correta, com hífen). Veja as alternativas possíveis e assinale a única que atende ao enunciado, ou seja, a única letra correta.

um-casal-tem-6-filhos-homens-cada-filho-tem
Logo no início do nosso raciocínio, podemos cair na tentação de achar que o correto é o item d, que corresponderia a 14 pessoas na família.

Isso significa dizer que podemos ser induzidos por nossa própria mente a achar que essa família possui inicialmente 12 irmãos no total, pois são seis filhos homens e, se cada um deles tem uma irmã, então seriam mais seis filhas no convívio familiar.

Esquematizando esse raciocínio, ficaria assim...

Filho 01 + Filha 01
Filho 02 + Filha 02
Filho 03 + Filha 03
Filho 04 + Filha 04
Filho 05 + Filha 05
Filho 06 + Filha 06

Em outras palavras, seriam doze filhos. Aí, para se chegar à resposta correta, bastaria somar os 12 filhos com o número de pessoas que formam o casal, que seriam logicamente mais duas pessoas.

Restaria, portanto, o cálculo aritmético bastante simples: 12 + 2 = 14.

Mas, para a infelicidade geral de todos, talvez para a sua também, esse raciocínio está redondamente equivocado e vamos mostrar o porquê (a palavra porque no final da frase recebe o acento circunflexo). 😎

Portanto, o item d está errado. Felizmente ou infelizmente, a resposta correta não corresponde a 14 pessoas.

Mas como assim, como isso é possível?! Calma, não se desespere ainda. Veja como o raciocínio lógico-matemático para resolução dessa questão é bastante simples.

Se todos os irmãos são filhos do mesmo casal, então há apenas 1 irmã em comum a todos.
Em termos mais simples de se entender, a irmã é irmã de todos os irmãos ao mesmo tempo, concorda? 

Se existe, por exemplo, a irmão do filho 01, automaticamente, ela também será irmã dos filhos 02, 03, 04, 05 e 06. Como eles são irmãos, não há como ser irmã de apenas um deles. Veja o esquema de fácil visualização:

Então, sabendo dessa informação crucial, agora as coisas começam a ficar um pouco mais fácil.

O número total de pessoas na família é calculado da seguinte maneira: casal (que pode ser pai + mãe) + 6 filhos + 1 irmã = 9.

Transformando isso para a linguagem matemática, chegamos ao seguinte cálculo simples:

2 + 6 + 1 = 9

Onde:

2 → casal
→ filhos
→ irmã de todos os filhos

Por essa razão, o gabarito do nosso desafio de hoje é, definitivamente, a letra b.

Veja que, apenas com uma informação relevante que envolve raciocínio lógico, chegamos à conclusão de que há 9 integrantes na nossa família hipotética abordada na questão inicial.

Raciocínio lógico é assim mesmo. Por causa de um mero detalhe, podemos ficar quebrando a cabeça ou resolver facilmente uma charada que pode ser capaz de martelar a nossa mente por horas, dias, meses ou anos.

Se você gostou da dica, desafie seus amigos também, compartilhando este teste de matemática nas suas redes sociais. Propague o conhecimento!

Veja se você também consegue resolver estes testes:

Walderlei

Servidor público concursado, bacharel em Direito e em Segurança Pública, tendo frequentado ainda 6 semestres do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. Apaixonado pelo conhecimento!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem