Em uma igreja tem 5 velas. Entram 3 ladrões e cada um leva uma. Quantas velas ficam na igreja?

Vamos resolver mais um enigma: em uma igreja tem 5 velas. Entram 3 ladrões e cada um leva uma. Quantas velas ficam na igreja?
É impressionante a conexão que existe entre as disciplinas de português, matemática e raciocínio lógico. Você verá a seguir que apenas um verbo faz toda a diferença na resolução deste problema. Em várias situações racha-cuca, a interpretação de texto também pode nos ajudar muito.
Mais desafios para você:

Em uma igreja tem 5 velas...resposta

Talvez você tenha pensado: ahhh...essa é muito fácil. Até uma criança de 6 anos é capaz de responder! Se havia 5 velas e cada um dos ladrões levou mais uma vela, então basta subtrair 5 - 3 e o resultado será: 2 velas.
Mas é importante não ir com muita sede ao pote, pois a resposta correta não é 2. Veja a explicação a seguir.
Observe novamente a descrição do problema e preste bastante atenção ao verbo levar, que está em negrito abaixo:
Em uma igreja tem 5 velas. Entram 3 ladrões e cada um leva uma. Quantas velas ficam na igreja?
Veja inicialmente que o desafio não afirma que os ladrões roubaram ou furtaram as velas (não seja induzido pela palavras ladrões). Afirma-se apenas que eles as levaram. Levaram para onde?
Em uma igreja tem 5 velas. Entram 3 ladrões e cada um leva uma. Quantas velas ficam na igreja?
Se eles tivessem roubado ou furtado, teria ocorrido uma subtração de velas da igreja. Mas isto não ocorreu. Aconteceu exatamente o contrário deste raciocínio.
Ora, se havia 5 velas e cada um dos 3 ladrões levou mais uma vela, significa que devemos somar 5 + 3, pois tínhamos 5 velas na igreja e os ladrões levaram mais 3 no total. O resultado final é: 8 velas.
Resumindo, podemos dizer que o pulo do gato é o seguinte: os ladrões levaram as velas para a igreja.
Por isso, você não deve fazer uma subtração para resolver o teste. Você deve realizar uma adição (soma). Se este problema de raciocínio lógico fritou seu cérebro, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e teste também o desempenho deles. 😎
Tente resolver mais estes desafios lógicos:

4 Comentários

  1. E o que garante que a resposta não seja 5 velas. Não há em lugar algum informação de que estas velas levadas não foram as próprias da igreja.(levar tem dois sentidos )

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem