23 semanas são quantos meses de gravidez

Uma das coisas mais belas da vida é poder conceber outro ser humano. Quem passa por esses momentos sublimes geralmente experimenta muitos momentos inéditos e por isso costuma ter muitas dúvidas, entre elas destaca-se a seguinte: 23 semanas são quantos meses de gravidez?

Além de respondermos a essa pergunta, daremos várias dicas valiosas sobre o desenvolvimento do bebê no período das 23 semanas, assim como os percalços pelos quais a mamãe passa nessa fase tão especial. 

Todo o conteúdo que você receberá agora foi cuidadosamente reunido e exposto de maneira fácil para que você possa se sentir mais seguro(a) sobre o assunto. Inclusive, no fim do texto, citamos as fontes de pesquisa que nos possibilitaram resumir as informações mais importantes.

Inevitavelmente, junto com as 23 semanas de gravidez chegam também algumas modificações no corpo da mãe e no desenvolvimento do bebê. Aproveite e boa leitura!

23 semanas são quantos meses


23 semanas são quantos meses

Antes de todas as informações que você deve conhecer, saiba inicialmente que, para descobrirmos quantos meses correspondem a 23 semanas de gestação, devemos realizar inicialmente uma rápida e fácil conta de divisão.

Quantas semanas têm um mês

Em média, vamos aceitar que um mês possui 30 dias e que uma semana possui 7 dias. Dividindo-se o número de dias do mês, 30, pelo número de dias, 7, ou seja, fazendo 30 / 7 chegaremos ao resultado aproximado de 4,2.  Ou seja, um mês possui aproximadamente 4 semanas.

Então, para sabermos quantos meses correspondem a 23 semanas, temos que dividir 23 por 4, cujo resultado é 5,75. Ou seja, podemos afirmar aproximadamente que 23 semanas são 6 meses ou ainda podemos dizer que após a vigésima terceira semana a gravidez entrou no sexto mês.

Mas, em se tratando de semanas de gestação, existem ainda alguns métodos para se calcular a quantidade de meses correspondente. Veja a seguir.

23 semanas são quantos meses de gravidez

Existem basicamente duas formas de se fixar o início da contagem dos meses de gravidez. Um dos métodos disponíveis é contar a partir do último dia da menstruação

Por exemplo, se houve a menstruação no dia 7 de janeiro, a gravidez completará 6 meses no dia 7 de julho do mesmo ano.

O outro método possível é a contagem pela provável data do parto. Mas esse cálculo também decorre da contagem a partir da última menstruação.

Tabela de semana gestacional

O Ministério da Saúde, no ano de 2014, editou uma tabela de conversão da idade gestacional em semanas ou meses, sendo estes catalogados em trimestres (conjunto de três meses). Observe:

Trimestre          Meses        Semanas
1º trimestre----1 mês------até 4 semanas e meia de gestação
1º trimestre----2 meses----4 semanas e meia a 9 semanas
1º trimestre----3 meses----10 a 13 semanas e meia de gestação
2º trimestre----4 meses----13 semanas e meia de gestação a 18 semanas
2º trimestre----5 meses----19 a 22 semanas e meia de gestação
2º trimestre----6 meses----23 a 27 semanas de gestação
3º trimestre----7 meses----28 a 31 semanas e meia de gestação
3º trimestre----8 meses----32 a 36 semanas de gestação
3º trimestre----9 meses----37 a 42 semanas de gestação

Se quiser saber mais sobre conversão de meses, veja nossas dicas abaixo:

23 semana (6º mês) - mudanças no corpo da mãe

Provavelmente, nesta etapa da gravidez, do útero materno já alcançou o tamanho aproximado de 22 cm, motivo pelo qual surgem na pele das mães as famosas estrias, principalmente se a mulheres gestantes tiverem predisposição genética a desenvolvê-las. 

Por isso, é essencial que as futuras mamães tomem alguns cuidados em sua rotina habitual, tais como hidratar a pele com óleos e cremes adequados e ingerir bastante água.

Outra modificação comum e interessante é o sumiço do umbigo. Porém, isso não é motivo para preocupação, pois ele logo voltará ao tamanho normal após o parto. 

Além disso, os seios das gestantes podem ficar um pouco maiores, causando certo desconforto, necessitando-se de um sutiã maior.

Normalmente, o peso da mãe aumenta cerca de 4 a 6 kg, dependendo da tendência genética e dos seus hábitos alimentares. 

23 semana (6º mês) - sintomas

A partir da 23ª semana, ou seja, do 6º mês, os enjoos iniciais da gravidez já estão quase que completamente encerrados e o bebê provavelmente se encontra bem mais ativo.

No entanto, a barriga da gestante ainda não está tão grande, tornando o período bem agradável e razoavelmente confortável.

Mas nem tudo são flores! Se alguns incômodos iniciais da gravidez desaparecem, outros surgem e podem trazer alguns probleminhas. Vejamos os principais!

Desequilíbrio e dores na coluna

É possível sentir-se um leve desequilíbrio nessa fase em decorrência do peso do bebê, pois como a barriga aumenta com o passar do tempo, a tendência natural é a de que você tenha um pouco mais de dificuldade para sustentá-la. 

Essa sobrecarga é suportada diretamente pela coluna e pode trazer algumas dores que afetam na maioria das vezes coluna lombar.

Gengivite

A gengivite é outro sintoma comum enfrentado pela maioria das grávidas, causando geralmente sangramentos na gengiva com o simples passar do fio dental ou após a escovação dos dentes. 

Caso ocorra isso com você, procure um odontólogo para lhe auxiliar acerca da melhor forma de lidar com os sintomas.

Sede e azia

Dois sintomas que podem ser altamente recorrentes ainda na 23ª semana de gestação, que corresponde ao sexto mês, são o aumento da sede e da azia (sensação de desconforto queimação na garganta).

Isso ocorre porque o metabolismo da mãe pode estar mais acelerado, bem como pelo fato de que o bebê, à medida que cresce, vai comprimindo o estômago e o esôfago da mãe. 

Diante disso, é fundamental beber bastante água para estar sempre hidratada e manter uma alimentação leve, saudável e balanceada. 

As cãibras também podem começar a surgir, principalmente se a gestante apresenta predisposição genética a ter problemas circulatórios.


Desenvolvimento do bebê na 23 semana

Passadas as primeiras 23 semanas da gestação, o saco amniótico possui aproximadamente meio litro de líquido, sendo renovado a cada 3 ou 4 horas. 

O saco amniótico é fundamental para a proteção do bebê contra infecções e também funciona como uma proteção mecânica contra eventuais traumas. 

Além disso, o saco ajuda o nascituro a flutuar, fazendo com que ele possa se mexer e se exercitar dentro da barriga da sua mãe.

Nessa fase da gravidez, o bebê pesa aproximadamente 500 g e mede por volta de 29 cm.
Para saber mais sobre conversão de medidas de massa e de comprimento, acesse:

Na 23ª semana, ou seja, após 6 meses de evolução normal, os pulmões do bebê ainda estão se desenvolvendo, com um número de vasos sanguíneos que o irrigam cada vez maior. Ademais, o pâncreas começa a se ativar, preparando o organismo para iniciar a produção de insulina.

Os traços da face do neném ficam cada vez mais definidos e os olhinhos já começam a se mover. O sentido da audição também fica mais apurado, permitindo que o bebê já consiga ouvir tanto sons internos, tais como as batidas do coração da mamãe, assim quanto os externos, como o som produzido por caixas de som amplificadoras, música etc.

Portanto, sempre que surgir a dúvida 23 semanas são quantos meses de gravidez, saiba que são 6 meses.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a esclarecer as suas dúvidas.

Fontes pesquisadas:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem