Paleta ou Palheta de Cores?

A expressão correta é paleta de cores. Muitas pessoas confundem a grafia das palavras paleta e palheta porque ambas existem na língua portuguesa e podem ser consideradas corretas, desde que empregadas em contextos diferentes.
Veja a seguir os significados dos vocábulos citados, assim como suas classificações gramaticais e exemplos de frases em que podem ser utilizados.

Paleta

De acordo com os melhores dicionários, inclusive o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra paleta é gramaticalmente classificada como substantivo feminino, cujo significado é: chapa, geralmente ovalada e de madeira, com um orifício para o polegar, sobre a qual os pintores colocam e misturam as tintas.
Além deste significado, existe ainda o emprego da palavra paleta em relação a açougues e empreendimentos similares. Como exemplo, podemos citar a expressão paleta de porco, que significa a parte superior do membro anterior do suíno. A terminologia da paleta varia muito, dependendo da região. Neste contexto, existe ainda a parte superior da paleta, comumente chamada de sobrepaleta, a qual é proveniente da área perto do lombo e contém o osso da paleta.

Frases com a palavra paleta

  • A paleta de cores é um instrumento do trabalho do artista.
  • Maria comprou uma patela enorme no frigorífico.
  • Ao misturar as tintas em sua paleta, João faz sua arte na parede.


Palheta

A palavra palheta, escrita com "h" entre as letras "l" e "e", formando um dígrafo, também é gramaticalmente classificada como substantivo feminino, que significa qualquer lâmina ou espátula para uso específico. Em termos mais simples, trata-se de um pequeno objeto de formato levemente triangular, geralmente de plástico, utilizado para se friccionar as cordas de instrumentos musicais como a guitarra ou o violão.
No mercado, existem diversos formatos e espessuras de palhetas.

Por fim, existem outros sinônimos e empregos da palavra palheta, tais como: pás de um ventilador, partes que compõem a persiana, chapéu de palha, limpadores de para-brisa de carro. Em todos estes casos, usa-se a nomenclatura de palheta.


Frases com a palavra palheta

  • O guitarrista de verdade nunca esquece a sua palheta preferida.
  • A palheta do para-brisa está emperrada.
  • A palheta do ventilador quebrou.

Por fim, podemos concluir que a expressão correta é paleta de cores. Mas não podemos esquecer que a palavra palheta existe e pode ser amplamente utilizada em contextos diversos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem