Pede ou pedi: quando usar corretamente!

Pede e pedi são duas palavras existentes na língua portuguesa e que são consideradas corretas em se tratando do padrão culto da língua, ou seja, sob o aspecto de obediência às normas gramaticais. 
Pedi ou pede referem-se ao verbo pedir.
Podemos dizer então que as duas palavras são formas conjugadas do verbo pedir. Mas, embora ambas as palavras existam no nosso idioma, elas somente são consideradas corretas se usadas em contextos adequados. Vejamos a seguir todos os detalhes sobre o assunto.

Verbo pedir

De acordo como o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), pedir é uma palavra classificada como verbo, cujo significado é: solicitar, suplicar, implorar, requerer para que se conceda algo.

Conjugação do verbo pedir

Para entendermos todos os detalhes sobre esta dica de português, devemos observar a conjugação gramatical do verbo pedir nos tempos presente, pretérito imperfeito (passado) e pretérito perfeito (passado). Também temos que conhecer o imperativo afirmativo.

Presente
eu peço
tu pedes
ele/ela pede
nós pedimos
vós pedis
eles/elas pedem

Pretérito Imperfeito
eu pedia
tu pedias
ele/ela pedia
nós pedíamos
vós pedíeis
eles/elas pediam

Pretérito Perfeito
eu pedi
tu pediste
ele/ela pediu
nós pedimos
vós pedistes
eles/elas pediram

Imperativo Afirmativo
--
pede tu
peça você
peçamos nós
pedi vós
peçam vocês

Pede

A palavra pede, terminada com a vogal e, refere-se na maioria das vezes ao verbo pedir, conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele/ela pede. 
Mas o termo "pede" também corresponde ao verbo pedir, conjugado na 2ª pessoa do singular do modo imperativo afirmativo: pede tu. Veja que neste caso há a ideia de ordem, imposição ou súplica.
Podemos perceber que, em ambos os casos, o verbo pede é usado no tempo presente, que é o tempo "real" e "atual", momento em que ocorre determinada ação habitual ou um estado permanente. Em outras palavras, a ação verbal ocorre no momento em que é observada ou anunciada.
Por sua vez, o modo imperativo do verbo, como já explicado acima, é empregado para expressar uma ordem, um pedido ou um conselho.

Exemplos com pede

O chefe sempre pede mais dedicação aos colaboradores durante o trabalho.
Quando Maria esbarra em alguém na rua, ela pede desculpas.
Meu irmão sempre pede a minha ajuda para fazer seu dever de casa.
 - Pede que João venha aqui agora! Disse a mãe muito irritada. (Modo imperativo).

Pedi

A palavra pedi, terminada com a vogal i, refere-se ao verbo pedir, conjugado na 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: eu pedi.
Neste caso, devemos notar que o verbo sempre será empregado na primeira pessoa: eu. Também é importante observarmos que o tempo sempre está no pretérito, ou seja, no passado.
O tempo pretérito é usado para indicar determinada ação que ocorreu no passado e foi completamente concluída.

Exemplos com pedi

Eu pedi desculpas pelos erros cometidos ontem na apresentação.
Eu pedi minha comida pelo aplicativo de celular há duas horas e o entregador ainda não chegou.
Pedi licença e entrei no ônibus, que estava lotado.

Resumo sobre pede ou pedi

 - Pede: 3ª pessoa do singular no presente do indicativo. Ex.: ele pede desculpas. 2ª pessoa do imperativo afirmativo. Ex.: pede que ele entre agora!
 - Pedi: 1ª pessoa do singular no pretérito perfeito. Ex.: eu pedi desculpas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem