Degladiar ou digladiar: qual o correto?

Neste pequeno texto, vamos explicar o jeito correto de escrever uma palavrinha muito utilizada na nossa língua. Você acha que o certo é degladiar ou digladiar?
Não são raras as vezes em que presenciamos pessoas falando que determinados sujeitos estão se degladiando. Mas será que isso está de acordo com o padrão culto da língua portuguesa?
Saiba que a resposta é definitivamente: não!
A palavra correta é digladiar, com a vogal "i". Prossiga com a leitura e entenda definitivamente este assunto.

Degladiar

Embora a palavra degladiar, escrita com a vogal "e", seja amplamente utilizada na linguagem falada, ela deve ser evitada principalmente na linguagem escrita, pois está gramaticalmente incorreta.
Portanto, podemos concluir que a maneira correta é digladiar, com "i", conforma podemos observar a seguir.

Digladiar

O vocábulo digladiar, escrito com a vogal "i", trata-se de um verbo intransitivo (não precisa de complemento), que significa lutar, confrontar, combater, entrar em batalha, batalhar.
É uma palavra derivada do termo latino digladiari, razão pela qual possui esta grafia.

Conjugação do verbo digladiar no pretérito perfeito do indicativo

(Eu) digladiei 
(Tu) digladiaste
(Ele) digladiou
(Nós) digladiamos
(Vós) digladiastes
(Eles) digladiaram

Por isso, não caia na armadilha que muitas pessoas estão caindo recentemente. Nunca diga que as pessoas estão se degladiando, mas sim que as pessoas estão digladiando. Simples assim!

Veja a imagem abaixo e memorize a forma correta do verbo…

Para dominar satisfatoriamente a grafia das palavras da língua portuguesa, devemos possuir o hábito da leitura e da escrita. Nosso cérebro trabalha melhor com o hábito, pode ter certeza disso.
Ler ajuda a memorizar as palavras. Escrever força nosso raciocínio a lembrar a sua maneira correta, de acordo com o que lemos anteriormente. 
Por isso, é muito importante que você adquira o hábito de ler e escrever constantemente. Comece imediatamente por um bom livro de sua preferência e veja seu domínio do padrão culto da língua portuguesa evoluir de forma surpreendente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem