Animais Vertebrados e Invertebrados - Exemplos e Características

Na natureza, os animais existentes e conhecidos são divididos em duas grandes classificações, são elas: os vertebrados, ou seja, aqueles que possuem coluna vertebral, ossos e crânio, e os animais invertebrados são aqueles que não possuem coluna vertebral, podendo possuir uma carapaça ou uma concha de proteção do corpo.
É importante ressaltar que cada uma dessas classificações (vertebrados e invertebrados) é dividida em grupos. Assim, os animais vertebrados são divididos em cinco grupos ou categorias, a saber: aves, répteis, mamíferos, peixes e anfíbios. Acredita-se, à luz do conhecimento científico que envolve o estudo da Biologia, que a evolução dos animais vertebrados ocorreu a partir dos peixes, visto que a vida supostamente iniciou-se na água, passando pelos anfíbios e, em seguida, para os répteis, chegando-se, por fim, aos mamíferos e às aves.
Já os animais invertebrados, que correspondem à maioria dos animais do Planeta, são divididos em vários grupos, tais como os seguintes: artrópodes (insetos, crustáceos e aracnídeos), anelídeos, cnidários, moluscos e equinodermos.
Vejamos a seguir as características de todos esses animais, seguidos de alguns exemplos para facilitar o entendimento do assunto.

Animais Vertebrados

Vamos estudar inicialmente os grupos dos animais vertebrados.

Origem da palavra vertebrado

O termo vertebrado é originário do latim vertebratus, ou seja, aquele que possui vértebras. Porém, é importante mencionar que nem todos os animais vertebrados possuem vértebras, tal como ocorre com as lampreias, que são espécies de peixes, mas que não possuem vértebras. 
Os animais vertebrados são seres vivos que tem como principal característica a existência da medula espinhal e da coluna vertebral (formada por vértebras).

Exemplos e Características dos Vertebrados

Vejamos agora cada um dos grupos de vertebrados detalhadamente:

  • Aves são animais que possuem penas e bicos. Uma característica importante deste grupo é que várias espécies podem voar. Exemplos: pássaros, gaviões, galinhas etc.
  • Répteis são animais que rastejam, geralmente nascem em ovos e vivem na terra. Exemplos: iguanas, jacarés, cobras etc.
  • Peixes são animais que possuem brânquias e, geralmente, escamas, sendo adaptados para viver na água. Exemplos: tubarões, arraias, atum, salmão etc.
  • Anfíbios são animais que nascem na água e de acordo com o desenvolvimento passam a viver na terra. Exemplos: sapos, salamandras, tritões etc.
  • Mamíferos são animais que possuem glândulas mamárias. Assim, os filhote mamam e ingerem leite direto das mães. Exemplos: homem, cachorro, morcego, porco, baleia etc.

Habitat dos Vertebrados

O habitat dos vertebrados é bastante variado, assim, esses animais podem ser encontrados na água, na terra e no ar.
Por esta razão, os vertebrados são considerados um grupo de animais diferentes e desenvolvidos em relação aos demais grupos. 

  • Em relação aos peixes, estes são adaptados para viver apenas no ambiente aquático.
  • Já os anfíbios, curiosamente, possuem duplo estágio de vida: iniciam sua vida na água e desenvolve-se na terra.
  • Por sua vez, os répteis são adaptados à terra firme, visto que são animais que rastejam.
  • As aves são animais que podem voar e, por isso, vivem no céu e dominam este ambiente.
  • Por fim, temos os mamíferos, que são animais com glândulas mamárias e podem ser encontrados em variados locais do Planeta Terra, na terra, na água e no ar.

Animais Invertebrados

Agora vamos aprender os conceitos e as características dos animais invertebrados. Também vamos observar alguns exemplos para que o assunto se torne cada vez mais fácil.
Como já dissemos anteriormente, os invertebrados são divididos em vários grupos, pois são a maioria dos animais existentes no nosso Planeta Terra.
Então é importante estudarmos os principais grupos, como podemos verificar a seguir

Exemplos e Características dos Invertebrados

Vamos observar as principais características dos seguintes animais invertebrados: artrópodes, anelídeos, cnidários, moluscos e equinodermos. Também mostraremos os principais exemplos.

Artrópodes 

Os artrópodes formam o grupo mais numeroso do reino animal e possuem pernas articuladas, ou seja, que podem ser dobradas, facilitando o movimento deste grupo.
Importante destacarmos que os artrópodes são subdivididos em: insetos, crustáceos e aracnídeos. Vejamos cada um destas categorias a seguir.

Insetos

Os insetos compõem o maior grupo de animais existentes. Formam o fantástico número de mais de 1 milhão de espécies catalogadas pelos cientistas. Exemplos: baratas, besouros, formigas, mariposas, lagartas, percevejos, abelhas, pulgas etc.

Crustáceos

Os crustáceos são invertebrados que possuem uma casca dura e podem viver em água doce ou salgada. Os crustáceos mais conhecidos possuem um par de antenas e cinco pares de pernas. Exemplos: caranguejos, lagostas, cracas, camarões, siris etc.

Aracnídeos

O aracnídeos possuem quatro pares de pernas e não têm antenas. Eles podem se alimentar de insetos e até mesmo de pequenos vertebrados. Exemplos: aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros.

Anelídeos

Anelídeos são animais invertebrados de corpo alongado, mole e segmentado, isto é, dividido em anéis. Locomovem-se por meio de contrações da musculatura presente em todo o corpo. Não possuem esqueleto. Exemplos: minhoca, que vive em solos úmidos e suas fezes enriquecem a terra, servindo de adubo que ajuda o desenvolvimento das plantas.

Cnidários

Os cnidários são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos. A maioria destes animais é marinha. 
De acordo com o os estudos dos pesquisadores, existem mais de 11.000 espécies de cnidários em todo o mundo. Exemplos: os organismos mais conhecidos são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas.

Moluscos

Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole, geralmente envolvidos por uma concha. 
A concha está presente em alguns animais como ostras, mariscos, caracóis e caramujos. 
Em outros moluscos, como a lula, a concha curiosamente está localizada na parte interna do corpo. Já nos polvos, não existe concha. 
As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos, assim como para evitar a perda de água do organismo. Exemplos: caracol, lesma, polvo etc.

Equinodermos

Os equinodermos (do grego echinos: espinhos; derma: pele) constituem grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (esqueleto interno), de locomoção lenta ou até mesmo sem locomoção voluntária. Exemplos: estrela-do-mar, bolacha-do-mar, ouriço etc.

Principais dúvidas e respostas rápidas...

Quais são os animais vertebrados e invertebrados?
Os animais vertebrados são aqueles que possuem ossos, formando a coluna vertebral e o esqueleto. Essa estrutura ajuda a proteger os órgãos e permite que esses animais sejam maiores. Eles são divididos em cinco grupos: peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. Os animais invertebrados não possuem ossos.


Qual é o nome do maior grupo de invertebrados?
O filo artrópode, que inclui, entre outros animais, insetos e crustáceos, é o grupo de invertebrados com maior número de espécies.


Quais são os animais invertebrados?
Os animais invertebrados pertencem ao Reino Animal e são caracterizados pela ausência de coluna vertebral e crânio. Fazem parte desse grupo as borboletas, as formigas, os vermes, as minhocas, os ouriços do mar, as esponjas, entre outros animais.


O que são animais invertebrados. Cite exemplos?
Animais invertebrados caracterizam-se pela ausência de uma coluna vertebral e de crânio. Como exemplo podemos citar os insetos, crustáceos e anelídeos. Os animais invertebrados são aqueles animais que não possuem coluna vertebral e crânio.


Quais são os 5 tipos de animais invertebrados?
Vários grupos de animais podem ser agrupados nos invertebrados. Existem aproximadamente 33 filos diferentes desse tipo de animal, porém, normalmente, apenas oito desses são referenciados nos livros didáticos, sendo eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.


Quais os tipos de animais invertebrados mais conhecidos?

Exemplos mais conhecidos de animais Invertebrados:
Artrópodes - Aranhas ...
Moluscos - Polvos...
Cnidários - Corais ...
Equinodermos. - Estrelas do mar ...
Anelídeos - Minhocas ...


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem