Estornar ou extornar, estorno ou extorno? O que é, o que significa?

Estornar ou extornar, estorno ou extorno, qual a forma correta? Escreve-se com "s" ou com "x"? O que significa? Vamos responder a essas e outras perguntas de língua portuguesa, as quais costumam causar muitas dúvidas entre os falantes.

Além de esclarecermos as dúvidas, vamos decifrar todos os enigmas gramaticais que dificultam o aprendizado linguístico das palavras citadas.

Veja também o que estão perguntando na internet:
estornou ou extorno

Estornar ou extornar

De acordo com o padrão culto da língua portuguesa, a única modalidade aceita como correta é estornar, grafada com a consoante s.

Em sentido oposto, o vocábulo extornar, escrito com x, está incorreto e deve ser evitado sobretudo em textos formais.

É importante esclarecer que o verbo estornar é originado da palavra italiana stornare, motivo pelo qual deve ser escrito com s e não com x.

Verbo estornar

A palavra estornar é gramaticalmente classificada como verbo, que significa não concretizar algo, não realizar, devolver; restituir, corrigir movimento monetário indevidamente realizado; desfazer operação de crédito ou débito indevidamente lançado em conta corrente.

Em âmbito jurídico, pode ainda representar o ato de anular um seguro ou um contrato firmado, ou seja, rescindir um acordo previamente estabelecido formalmente. 

O verbo estornar está muito presente em situações comerciais, onde credores e devedores realizam constantemente operações financeiras por meio de cartões de crédito ou débito, pix e demais transferências bancárias.

Conjugação do verbo estornar no presente do indicativo

  • Eu estorno
  • Tu estornas
  • Ele/ela estorna
  • Nós estornamos
  • Vós estornais
  • Eles/elas estornam

Frases com estornar

  • Não se preocupe porque a loja irá estornar todo o valor pago pela roupa.
  • De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, se uma compra for realizada pela internet, o cliente pode desistir da compra no prazo de 7 dias e o fornecedor é obrigado a estornar a quantia total paga.

Estorno ou extorno

Da mesma maneira, entre estorno ou extorno, o jeito certo é estorno, também escrito com "s".

A palavra estorno pode ser classificada como verbo conjugado na primeira pessoa do singular do presente do indicativo (eu estorno) ou como substantivo masculino.

O que é estorno

Em resumo, podemos dizer que estornar é o ato de se realizar um estorno. Isso significa que estornar e estorno possuem praticamente o mesmo sinônimo (significado).

Existem diversas ocasiões em que o estorno de valores pagos pode ser solicitado, tais como cobranças indevidas, valores lançados em duplicidade, compras não reconhecidas, desistência do comprador em caso de compras on-line etc.

Para simplificarmos ainda mais o conceito de estorno, vamos imaginar a seguinte situação hipotética:
João foi à loja Natureza Perfumes, onde comprou um creme de barbear. Ele pagou através de cartão de crédito, porém a vendedora equivocadamente inseriu o valor de um perfume caríssimo no aparelho popularmente conhecido como maquineta de cartão. 
Imediatamente, João informou que não reconhecia aquela compra e pediu o estono do respectivo valor.
A vendedora prontamente inseriu novamente o cartão de João na máquina e efetivou o referido estorno. Assim, na fatura de João irá aparecer o valor debitado, mas também o mesmo valor creditado. Significa dizer que o estorno representou o cancelamento da dívida contestada.

Também pode haver o estorno em dinheiro ou por meio de outras modalidades. No nosso exemplo acima, caso a máquina de cartão estivesse com problema a vendedora poderia fazer uma transferência bancária para João ou até mesmo lhe dar a quantia em espécie, comumente chamada de "dinheiro vivo".

Exemplos com estorno

  • Caso não queira mais o produto, por favor solicite o estorno do pagamento via cartão de crédito.
  • Se quiser eu estorno o valor da compra agora mesmo.
  • Pedi o estorno referente a tudo o que paguei a mais de gorjeta.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a sanar as suas dúvidas gramaticais. Até os nossos próximos encontros aqui no Aprender Fácil!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem