Substantivo derivado de pedra

Na língua portuguesa, entre outras definições importantes, os substantivos podem ser classificados como primitivos ou derivados.

São substantivos primitivos aqueles que não são originadas de palavras do mesmo idioma. Ao contrário, eles é que geralmente irão dar origem a outras palavras.

Por outro lado, existem os substantivos derivados, que são palavras originadas de outras, denominadas substantivos primitivos conforme já explicado acima.

Existem incontáveis palavras derivadas na língua portuguesa. Contudo, veremos a seguir alguns exemplos de palavras que derivam do substantivo comum pedra.

Assunto relacionado:

Substantivo derivado de pedra

De acordo com as explicações apresentadas acima, pedra é um vocábulo classificado como substantivo primitivo, pois ele dá origem às suas palavras derivadas.

Assim, não há apenas um substantivo derivado de pedra, mas vários desses substantivos, tais como:
  • pedreiro (profissional da construção civil);
  • pedreira (lugar de onde se extrai pedra ou trecho de estrada cheio de pedras);
  • pedregulho (aumentativo de pedra);
  • pedrinha (diminutivo de pedra);
  • pedrada (ato ou efeito de lançar uma pedra em direção a algo ou alguém);
  • pedraria (conjunto de pedras preciosas).
Substantivos derivados de pedra

Observe que todas as palavras supracitadas têm algo em comum: o radical -pedr.

É exatamente por causa do radical que os vocábulos possuem grandes semelhanças e são chamados de derivados em relação ao substantivo primitivo. 

Outra característica importante refere-se aos tipos de derivação.
Neste caso, temos complementos após o radical da palavra (pedr), os quais são denominados sufixos.
Assim, conceituamos este fenômeno de derivação sufixal.

Mas existem outras formas de derivação, como a derivação prefixal, em que a palavra recebe um complemento anterior ao radical (um prefixo), assim como a derivação parassintética, em que a palavra recebe simultaneamente um prefixo e um sufixo.

Por exemplo: o verbo apedrejar, cujo significado é atirar pedras ou objetos semelhantes em algo ou alguém; matar alguém a pedradas.

Note que a palavra apedrejar possui o radical -pedr- e recebeu em sua formação um "a" e um "ejar", razão pela qual temos aqui a denominada derivação parassintética.

Portanto, estes são os principais substantivos derivado de pedra. Em breve lançaremos mais dicas de português aqui no Aprender Fácil.
Bons estudos!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem