Ads Top

Substantivos concretos e abstratos

Os substantivos são uma das classes gramaticais da língua portuguesa que possuem subdivisões. Ou seja, os substantivos podem ser classificados em próprios e comuns; concretos e abstratos; simples e composto etc.
Nesta oportunidade, abordaremos o tema substantivos concretos e abstratos, esclarecendo seus conceitos e dando alguns exemplos para facilitar o aprendizado.

Substantivos concretos

São chamados de concretos os substantivos que nomeiam ou designam seres que possuem existência própria, ou seja, independentemente da existência de outros seres. 
Os substantivos concretos referem-se a pessoas, lugares, animais, vegetais, minerais e coisas.
Vale salientar que até mesmo os seres mitológicos ou que integram determinada religião, fé ou imaginação das pessoas são classificados como substantivos concretos.

Exemplos de substantivos concretos

Como exemplos, podemos citar os seguintes.
País, praia, Deus, edifício, cachorro, homem, saci, cadeira, terra, tio, Sol, janela, avó, sapato.

Substantivos abstratos

Abstratos são os substantivos que nomeiam ou designam seres cuja existência dependem de outros seres. Ou seja, o substantivo abstrato sempre se refere a outros seres, denominando ações, estado e qualidade.

Exemplos de substantivos abstratos

Como exemplos, podemos citar os seguintes substantivos.

Beleza, falsidade, compaixão, felicidade, saída, carinho, verdade, sede, mentira, doçura esperteza, raiva, tristeza etc.
Substantivos concretos e abstratos

Para saber mais...
Os substantivos ou nomes fazem parte das classes gramaticais da língua portuguesa que se referem pessoas, coisas ou lugares.
Trata-se de uma classe de palavras variável através da qual nomeamos os seres em geral ou de forma individual. 
É importante salientar, por fim, que o estudo dos substantivos é muito importante para a compreensão satisfatória das regras do nosso idioma.
Por isso, veja no nosso blogue todas as dicas que vamos disponibilizar. Aumente seus conhecimentos e conquiste mais objetivos na sua vida!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.