O que buscavam os primeiros filósofos da antiguidade? Da mitologia à filosofia

Ao longo da História, vários filósofos surgiram para tentar decifrar enigmas e explicar causas existenciais que abalam o pensamento dos seres humanos. Mas, afinal, o que buscavam os filósofos da antiguidade?

Para responder a esta pergunta, devemos antes de tudo saber que existiam os filósofos pré-socraticos, ou seja, que viveram antes do famoso filosofo Sócrates. Eles surgiram no Ocidente por volta do século VII a.C.
Podemos dizer que o filósofos pré-socráticos buscavam criar teorias e raciocínios capazes explicar a origem ou o principio das coisas.

Em outras palavras, eles buscavam compreender os fenômenos da natureza e a origem das coisas e do mundo através da observação, da reflexão e da razão.


Depois disso, filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles foram além. Eles buscavam estudar e entender diversos temas da época, tais como como política, sociedade, física, química, biologia etc.

O que buscavam os primeiros filósofos da antiguidade?

Os primeiros filósofos visavam a contrapor o pensamento mitológico vigente em sua época.

A palavra filosofia, atribuída inicialmente a Pitágoras, é derivada da junção de duas palavras gregas philo ("amizade", "amor") e sophia ("sabedoria"). Dessa forma, o filósofo é o um "amigo da sabedoria" ou "amigo do saber".

Veja mais alguns detalhes da transição histórica abaixo.

Pensamento mitológico

Antes de tudo, deve-se esclarecer que a palavra mito deriva do termo grego mithos, sendo uma narrativa de origem, ou seja, um relato que busca explicar a origem dos fenômenos naturais e das coisas ao nosso redor. 

O problema é que o pensamento mitológico geralmente recorre às causas sobrenaturais, como deuses, titãs ou monstros mitológicos, para explicação dos mais variados fenômenos. 

Considerando que, na antiguidade, pouquíssimas pessoas tinham acesso à leitura e à escrita, as narrativas mitológicas eram difundidas, principalmente, por meio da oralidade, surgindo coletivamente e sem autoria definida.

É importante mencionarmos que a mitologia é um conceito amplo, indo além da religião dos povos antigos.

O pensamento mitológico contribuía para a formação moral e intelectual dos filósofos e da sociedade em geral.

Passagem do mito ao logos

No entanto, com a evolução do conhecimento sobre o mundo, em certa época, as explicações mitológicas (baseadas em causas sobrenaturais) se tornaram insuficientes e os homens, sobretudo os filósofos, sentiram a necessidade de buscar respostas mais detalhadas e racionais para as questões que os afligiam. 

Vários fatores contribuíram para o surgimento do pensamento filosófico, entre eles: a redescoberta da escrita, o surgimento da moeda, a formulação da lei escrita, a consolidação da democracia etc.

Assi, conclui-se que os primeiros filósofos da antiguidade buscavam explicar a natureza (physis) através da razão (logos), desconsiderando-se os seres sobrenaturais. 

Almejavam encontrar na natureza o elemento primordial (arché) que teria dado origem a tudo que existe no universo.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil. Veja mais:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem