Tipos de humor segundo a psicologia

De acordo com os psicólogos, o humor é um estado emocional que pode durar um curto período de tempo ou um período mais longo.

É incontestável que o humor tem um enorme impacto sobre a forma como nos comportamos e nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor, seja na âmbito familiar, na escola, no trabalho, na rua etc.

Sabendo-se que o humor pode variar de acordo com a nossa personalidade e com as circunstâncias ambientais, os estudiosos catalogaram diversos tipos de humor, como você pode ver abaixo.

Tipos de humor

Em se tratando de seres humanos, existem vários tipos de humor, os quais podem ser classificados de acordo com suas características e estilo. Alguns dos tipos mais conhecidos incluem:

➡️ Humor absurdo
➡️ Humor branco
➡️ Humor negro
➡️ Humor seco
➡️ Humor grotesco
➡️ Humor satírico
➡️ Humor sarcástico

Cada tipo de humor tem suas próprias características, podendo ser identificado em diferentes situações e contextos.

Vejamos as características de cada um dos tipos de humor exemplificados:

Humor absurdo ➡️ é o humor conhecido por desafiar as expectativas e ser imprevisível.

Humor branco ➡️ é um tipo de humor simples e sadio, que agrada a maioria das pessoas. Por exemplo, as piadas infantis, as anedotas familiares e os contos dos avós geralmente se encontram no campo do humor branco. Não há necessidade de se recorrer à violência, ao sarcasmo nem às ofensas para gerar graça para os ouvintes. O humor branco tem este nome porque suas referências humorísticas são saudáveis, limpas e livres de qualquer crueldade ou conotação negativa tácita. É uma espécie de humor inocente, dirigido a crianças e adolescentes, em que não são usados ​​insultos nem sugeridas más intenções.

Humor preto ➡️ este tipo de humor é conhecido por ser sombrio e muitas vezes controverso.

Humor seco ➡️ é aquele tipo de humor em que uma pessoa conta a piada em um tom muito prático. É uma forma de humor em que uma pessoa costuma dizer coisas engraçadas com uma expressão séria e calma. Eles não sorriem, nem riem ou fazem caretas. Também é conhecido como humor impassível porque o cracker de piadas é muito impassível e tem um tom de fato sem nenhuma ou a mínima emoção. Essa modalidade de humor é muito praticada pelos humoristas conhecidos como stand up comedy.

O humor grotesco ➡️ é um tipo de comédia relacionado com o estranho, ridículo, excêntrico, fantástico e irracional. É um humor culto, o qual está iintrinsecamente relacionado com as artes como a literatura, a pintura e a escultura.

Humor satírico ➡️ trata-se de um tipo de humor que usa a ironia, o sarcasmo e a zombaria para criticar ou ridicularizar algo ou alguém. É uma forma de humor que usa a sátira para fazer críticas sociais ou políticas.

Humor sarcástico ➡️ é um tipo de humor cruel que ridiculariza o outro fazendo uso de situações trágicas que ocorrem na vida do seu semelhante, tornado em atos de escárnio e zombaria, muitas vezes a pessoa que faz uso desse humor tem a intenção de afetar sem piedade o outro. O sarcasmo pode ter duas funções distintas: acalmar uma situação conflituosa ou causar ofensa em alguém.

Tipos de humor segundo a psicologia

De acordo com a psicologia, o humor pode ser classificado em quatro grandes grupos: afiliativo ou conectivo; agressivo; firmador e autodestrutivo.

Veja a seguir algumas características desses tipos de humor.

Humor afiliativo ou conectivo
É o tipo de humor que inclui anedotas engraçadas da vida diária com o objetivo de se conectar socialmente ou ampliar o círculo de amizades.

Humor agressivo
É aquele tipo de humor que envolve insultos ou assédio contra outras pessoas e é confortável apenas para uma parte do público.

Humor firmador
É usado para aliviar a tensão em situações estressantes e pode ser usado para lidar com situações difíceis.

Humor autodestrutivo
É o humor que consiste em fazer piadas sobre si mesmo e pode ser um sinal de baixa autoestima do indivíduo.

Você conseguiu identificar qual é o seu tipo de humor? Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele tenha lhe agregado um pouco mais de conhecimento.

Até a próxima, valeu!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem