Auto escola ou autoescola? Como escrever: junto ou separado?

A dúvida que vamos solucionar agora é a seguinte: a grafia correta é auto escola ou autoescola? Ou seja, devemos escrever as palavras em questão de forma justaposta (tudo junto) ou com espaço entre elas (separado)?

Vamos responder a esta pergunta e explicar mais detalhes sobre o uso do hífen, um assunto que costuma causar muitas dúvidas, tudo isso de acordo com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, que entrou em vigor no ano de 2009.

Não deixe de conferir também as dicas abaixo:

Auto escola ou autoescola?

Embora a maioria das pessoas estejam escrevendo as palavras auto escola de maneira separada, o fato é que essa construção está gramaticalmente incorreta.

As principais buscas em relação às palavras citadas na internet são:

auto escola perto de mim;
auto escola para habilitados;
auto escola categoria d;
auto escola online;

Depois que o novo acordo ortográfico entrou em vigor, a maneira correta de se escrever passou a ser autoescola, sem hífen e sem espaços entre as palavras "auto" e "escola". Escreve-se tudo junto mesmo, simples assim!

- Após o acordo? E antes do acordo? - Você pode estar se perguntando agora.

Realmente a grafia era distinta da atual.

Antes do referido acordo, a grafia correta era auto-escola, pois tratava-se de uma palavra composta , escrita obrigatoriamente com hífen. 

Mas agora esta forma também é considerada errada e você deve evitá-la ao escrever seus textos formais.

Em textos informais, não haverá muitos problemas caso você venha a escrever palavras defasadas (chamados de arcaísmos) ou até mesmo palavras ainda não incorporadas ao nosso idioma, por exemplo twittada, que é constantemente utilizada nas redes sociais (fenômeno denominado neologismo).

Plural de autoescola: autoescolas.

O que significa autoescola?

A palavra autoescola é gramaticalmente classificada como substantivo feminino, que significa escola na qual se aprende a dirigir veículos automotores.

Qualquer pessoa que busque tirar sua carteira nacional de habilitação deve passar obrigatoriamente por uma autoescola credenciada pelo Detran, onde são ministradas aulas teóricas sobre legislação de trânsito, noções de mecânica básica e primeiros socorros, bem como aulas práticas de direção de veículos, que podem ser de várias categorias.

Para motocicletas e triciclos, exige-se a categoria A. Para automóveis simples, exige-se a categoria B. Para caminhões, exige-se as categorias C, D, e E, dependendo da necessidade específica do condutor.

Podemos perceber que a própria palavra formada pela justaposição das palavras auto e escola já nos dá uma boa pista sobre o seu sinônimo.

Caso você não saiba ou não se lembre mais, palavras compostas por justaposição são aquelas formadas por duas ou mais palavras que formam uma palavra nova, sem perda de fonemas e de acentuação, por exemplo arco-íris, pontapé, mais-que-perfeito, beija-flor bem-me-quer etc.

Frases com a palavra autoescola

  • Devemos aprender a dirigir em uma boa autoescola.
  • Minha autoescola precisa de novos instrutores.
  • A autoescola deve orientar o aluno sobre as regras de segurança no trânsito.

Quando se deve usar o hífen?

De acordo com as regras gramaticais que regem o tema, devemos usar o hífen em palavras compostas por justaposição se a primeira palavra terminar com a mesma vogal com a qual se inicia a segunda palavra. 

Por exemplo:
  • Arqui-inimigo
  • Micro-ondas
  • Anti-inflamatório
  • Micro-organismo
  • Neo-ortodoxo
  • Contra-ataque

Além disso, devemos usar o hífen se a segunda palavra for iniciada pela letra h. Veja os exemplos:
  • Anti-herói
  • Infra-hepático
  • Super-homem
  • Sobre-humano
Como autoescola é uma palavra composta pelos vocábulos auto (que termina com a vogal o) e pela palavra escola (iniciada com a vogal e), não deve ser usado o hífen.

Em outras palavras, a regra é a seguinte: sempre que uma palavra for composta pela primeira parte terminada com vogal diferente da vogal com que inicia a segunda, não haverá hífen. Veja os exemplos:
  • Autoajuda
  • Infraestrutura
  • Semianalfabeto
  • Coautor
  • Extraoficial
  • Autoescola
  • Autoestima
👉 Mas como toda boa regra tem exceção, se após a formação da nova palavra e com significado próprio, assim como se as palavras originárias perderem o sentido, deve-se usar o hífen, mesmo que a primeira palavra termine com vogal diferente da vogal que inicia a segunda palavra.

Por exemplo: arco-íris. Perceba que arco termina com "o" e íris "começa com "i" e mesmo assim a palavra arco-íris deve ser grafada com hífen.

Auto escola ou autoescola? Junto ou separado?

Autoescola ou altoescola

Alto é uma palavra gramaticalmente classificada como advérbio de modo, que significa algo ou alguém que possui altura superior à da média; que possui elevada altitude.

Por outro lado, auto é uma palavra classificada como substantivo masculino e possui vários significados, tais como cerimônia pública; conjunto de documentos em processos judiciais ou administrativos.
Mas o significado que mais nos interessa é o seguinte: abreviação da palavra automóvel.

Como auto é a abreviação de automóvel ou de veículo automotor, autoescola refere-se a uma escola onde aprendemos a guiar veículos automotores. Simples assim!

Por isso, a forma correta é autoescola, com a vogal "u". Não existe o vocábulo altoescola, com a letra "l"

Esperamos que esta dica de língua portuguesa tenha lhe ajudado. Se você gostou do conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e seja um propagador de conhecimentos.

Não perca nossas dicas atualizadas:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem