Ads Top

Rocha ou roxa: qual a diferença?

Tanto a palavra rocha, escrita com "ch", quanto a palavra roxa, escrita com "x" existem na língua portuguesa e são consideradas corretas. No entanto, elas somente podem ser usadas corretamente se obedecerem aos respectivos contextos em que se encontrem.
Em linhas gerais, podemos afirmar que a palavra rocha significa pedra, pedregulho ou penhasco. Em sentido figurado, pode significar também algo ou alguém firme e inabalável. 
Por sua vez, o vocábulo roxa refere-se ao feminino da palavra roxo, que é uma das cores existentes. Mas este termo também pode significar mancha ou equimose na pele, decorrente de traumas ou lesões.

Além das grafias, as pronúncias das duas palavras também são diferentes. Na palavra roxa, a vogal "o" é pronunciada de forma fechada (ô). Por outro lado, na pronúncia do vocábulo rocha, a vogal "o" é pronunciada de forma aberta (ó).
Vejamos a seguir mais alguns detalhes acerca das palavras rocha e roxa.

Rocha

Rocha, escrita com "ch", é gramaticalmente classificada como substantivo feminino, sendo originada do termo latino roche. Assim,  esta palavra deve ser escrita com o dígrafo "ch", e não com a consoante "x". 
Em relação ao seu significado, esta palavra pode ter como sinônimos: pedra, pedregulho, calhau, seixo, burgau e cascalho, ou se referir a um penhasco, tendo como significado rochedo, fraga, penedo, penha e fraguedo. 
Vale salientar que os geólogos (profissionais que estudam a origem, história, vida e estrutura da Terra) não gostam quando as pessoas estabelecem as palavras rocha e pedra como sinônimos.
Significa também algo ou alguém inabalável e firme, ou seja, rígido, resistente, sólido, duro, entre outros.

Frases com a palavra rocha

  • Na aula de geologia, os alunos estudam a formação das rochas.
  • As rochas magmáticas são muito bonitas.
  • Devemos ser firmes como rocha para suportarmos as dificuldades da vida.
Rocha ou roxa: qual a diferença?


Roxa

A palavra roxa é gramaticalmente classificada como adjetivo, sendo empregada como feminino da palavra roxo, cuja origem é o termo latino russeus
Como é o feminino de roxo, o termo roxa tem como sinônimos as cores violeta, lilás e violácea. 
Em linguagem popular, os vocábulos roxo e roxa também são usados para exprimir a ideia de algo excessiva, desmedido ou intenso, assim como um estado de desejo, ânsia e paixão. Neste caso, a palavra roxa também pode significar: ansiosa, ávida, apaixonada, louca, maluca. 
Além disso, significa também alguma coisa complicada, complexa, perigosa, difícil, árdua e trabalhosa. 
Por fim, pode expressar a ideia de mancha arroxeada na pele, ou seja, uma contusão ou equimose.

Frases com a palavra roxa

  • Maria gosta de sua blusa roxa.
  • Minha irmã é corintiana roxa.
  • João caiu da bicicleta e ficou com a perna roxa.

Agora você não terá mais dúvidas na hora de escrever rocha ou roxa corretamente.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.