Frauda ou fralda: qual a diferença?

As palavras frauda e fralda possuem a mesma pronúncia. Por esta razão, elas são conhecidas como palavras homófonas (palavras que possuem o mesmo som).
Mas, como podemos notar claramente, os referidos vocábulos da língua portuguesa apresentam grafias diferentes. Um é escrito com "u" e o outro, com "l".
Além disso, os significados destas palavras são totalmente diferentes, conforme podemos ver abaixo.

Frauda

A palavra frauda, escrita com a vogal u, é gramaticalmente classificada como verbo. Trata-se do verbo fraudar, conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo: ele/ela frauda.
Fraudar, por sua vez, significa entre outros sinônimos praticar fraude em detrimento de algo ou alguém; burlar, defraudar, lesar, enganar, rasurar, contrabandear.


Frases com a palavra frauda

  • Sem ninguém perceber, José frauda as regras do jogo.
  • Ela frauda as contribuições do INSS mensalmente.
  • O deputado frauda a sua eleição quando não cumpre o que promete. 


Fralda

A palavra frauda, escrita com a consoante l, é gramaticalmente classificada como substantivo feminino, que significa parte interna ou inferior de qualquer peça do vestuário feminino ou masculino; estes acessórios são muito utilizados em crianças pequenas e em idosos (as chamadas fraldas geriátricas).


Frases com a palavra fralda

  • O bebê fez xixi na fralda.
  • A fralda da Mariazinha precisa ser trocada.
  • Um pacote de fraldas custa muito caro.


Erros de português

Se você não sabia a diferença, fique tranquilo. Até mesmo o apresentador da rede globo Luciano Huck (que apresentou o quadro "soletrando") escreveu a seguinte frase no facebook: 
Ah...depois daquela matéria do Chá de Bebê que gravei para o #caldeirão no último sábado, concluí que as fraudas são mesmo o item do dia a dia que mais pesa no orçamento paterno. Assim sendo, sugeri a Angélica uma ideia de promoção de 6 meses de fraudas grátis no (nome do site). E já esta no ar (fonte: ig.com)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem